Há um triângulo de interesses entre as Marcas, Lojas/Distribuição e Shopper/Consumidor, que tem de se dominar para ter sucesso nas vendas dos produtos de grande consumo. Na época de Verão, há uma alteração de comportamentos expectável relacionada diretamente com o maior rendimento disponível, com o clima (temperaturas mais altas), com os períodos de férias (crianças/ adultos e emigrantes), com os feriados e tradições populares.
Daqui resultam 4 grandes tipologias de compra, por:
- Necessidade: para garantir o abastecimento normal dos lares para esta época do ano
- Tradição: para responder ás tradições locais, santos populares…
- Impulso: para aproveitar uma oportunidade pontual ou por questões mais emocionais como por exemplo a “moda”.
- Investimento: normalmente associada a uma compra de valor superior, como com exemplo, mobiliário de jardim
Como se impacta?
Pela parte das marcas, há um aumento do investimento em marketing e trade-marketing, normalmente associado ao reforço de notoriedade e ao apoio ao lançamento de novos produtos.
Pela parte das lojas/distribuição, há um reforço da atividade promocional que se poderá dividir em 3 grandes categorias:
- Alimentar: com foco nas novidades e nas bebidas, cerveja, refrigerantes e sumos; e também no vinho branco, verde e rosé; surgem oportunidades com embalagens maiores e com ofertas (produtos ou brindes) associados.
- Frescos: com foco aos produtos associados ao consumo em grupo ou ao ar livre, tais como churrascos, praia, pic-nics… com grande impacto nas secções de talho, fruta e legumes.
- Não Alimentar: fortes campanhas de mobiliário de exterior e de praia, sendo que o espaço de loja e a atividade promocional destes artigos é reforçada.
Mais ao nível operacional, de gestão de loja, como consequência das alterações dos hábitos do consumidor, há algumas alterações dos padrões de compra, como por exemplo: assimetrias geográficas (pico de vendas no Algarve), comportamento horário (menos ao final de semana; mais início e final de dia), entre outras.
A chave do sucesso está na integração das operações de marketing e vendas por parte das marcas, bem como, com uma correta gestão de toda a cadeia de abastecimento, com as insígnias da grande distribuição.
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