Marketing – the next role!

7 de setembro de 2017

Marketing – the next role!

Rafael Cerveira Pinto, Managing Partner Squadra

O marketing está a tornar-se rapidamente numa das atividades mais dependentes da tecnologia. A curto prazo, prevê-se que um gestor  de marketing poderá passar mais tempo a trabalhar / utilizar tecnologia do que própriamente um gestor de tecnologia de informação

No centro dessa transformação está a surgir um novo tipo de executivo: o executivo de tecnologia de marketing (Chief Marketing Technologist). Os CMTs são ao mesmo tempo estrategas, marketeers, líderes de tecnologia e formadores. Os CMT têm uma função em comum: alinhar tecnologia de marketing a metas de negócios, servindo como elo de ligação com TI e avaliando e escolhendo fornecedores de tecnologia, ajudando a criar novos modelos de negócios digitais.

Independentemente de como são chamados, os melhores CMTs estabelecem uma visão de tecnologia para o marketing.. São também agentes de mudança que trabalham na função e em toda a empresa, para criar vantagem competitiva.

Num mundo dada vez mais digital, software é a forma mais importante para captar clientes e novos negócios. O software escolhido por uma equipe de marketing, a sua configuração, operação e a criatividade com que é aplicado afetam materialmente a forma como a empresa sente e influencia seu público.

Quanto mais o marketing e o comércio eletrónico crescem ou substituem pontos de interação tradicionais, mais cresce a importância de dominar essas capacidades. Orçamentos de marketing digital expandem-se anualmente e os gestores afirmam que o marketing digital baseado em tecnologia é, no momento, o investimento mais importante que uma empresa pode fazer.

Esse crescimento de orçamentos digitais não significa simplesmente uma migração dos investimentos de Media tradicional para a Media digital. Uma parte cada vez maior do orçamento de marketing é atualmente alocada na própria tecnologia. Um estudo recente demonstrou que a maioria dos departamentos de marketing planeiam aumentar seus investimentos em atividades relacionadas com a  tecnologia nos próximos dois anos. Além disso, estão a aumentar também os investimentos em prestadores de serviços profissionais, que oferecem soluções  relacionadas com a  tecnologia.

Será este, o papel esperado para os novos director de marketing !

Rafael Cerveira Pinto, Managing Partner Squadra

 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
3 votos
Loading ... Loading ...
Por Rafael Cerveira Pinto

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.