Summer & Distribution
3 de Julho de 2015 em Opinião
Há um triângulo de interesses entre as Marcas, Lojas/Distribuição e Shopper/Consumidor, que tem de se dominar para ter sucesso nas vendas dos produtos de grande consumo. Na época de Verão, há uma alteração de comportamentos expectável relacionada diretamente com o maior rendimento disponível, com o clima (temperaturas mais altas), com os períodos de férias (crianças/ adultos e emigrantes), com os feriados e tradições populares.
Daqui resultam 4 grandes tipologias de compra, por:
Como se impacta?
Pela parte das marcas, há um aumento do investimento em marketing e trade-marketing, normalmente associado ao reforço de notoriedade e ao apoio ao lançamento de novos produtos.
Pela parte das lojas/distribuição, há um reforço da atividade promocional que se poderá dividir em 3 grandes categorias:
Mais ao nível operacional, de gestão de loja, como consequência das alterações dos hábitos do consumidor, há algumas alterações dos padrões de compra, como por exemplo: assimetrias geográficas (pico de vendas no Algarve), comportamento horário (menos ao final de semana; mais início e final de dia), entre outras.
A chave do sucesso está na integração das operações de marketing e vendas por parte das marcas, bem como, com uma correta gestão de toda a cadeia de abastecimento, com as insígnias da grande distribuição.
URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/summer-distribution/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.