A App Annie divulgou esta semana um estudo sobre as principais tendências verificadas o ano passado na área das aplicações móveis baseado na informação obtida através da plataforma da empresa que já inclui mais de 700,000 aplicações e registou até hoje mais de 83 biliões de downloads e 25 biliões de dólares em receita.
Embora muitas das tendências agora apresentadas não sejam propriamente uma novidade, algumas não deixam de surpreender:
- o Android continua a crescer mais depressa que iOS em downloads tendo registado mais 60% de downloads mas o iOS é o rei da receita gerando 70% mais receita do que o Android. O mais interessante neste dado é que apesar do grande crescimento de equipamentos com Android, o iOS continua a dar cartas na receita e quem quer apostar na monetização de apps tem que avançar primeiro com iOS;
- a receita gerada nos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul somada é superior à receita de todos os outros países no mundo, registando-se um crescimento muito interessante dos países BRIC com particular relevo para o Brasil que atingiu em 2014 o segundo lugar em downloads no Google Play apenas atrás dos Estados Unidos. Reforçando o primeiro ponto, não só é importante apostar primeiro em iOS mas para poder fazer a diferença em termos de receita estes 3 países são incontornáveis apesar de já estarem num estágio de maturidade em termos de crescimento de downloads;
- as apps de messaging continuam a registar um crescimento acelerado com um aumento de 53% de downloads no último ano;
- a economia de partilha continua a crescer o que teve reflexo no aumento de downloads de apps como a Uber e Lyft nos transportes ou a AirBnb e Couchsurfing nos alojamentos;
- a significativa melhoria das redes de dados móveis nomeadamente com a democratização do 4G trouxe um aumento de 44% de downloads de apps de streaming de vídeo;
- os jogos baseados em filmes ou séries de TV têm registado um enorme sucesso, com picos nos momentos de estreia mas que em muitos casos se mantiveram durante longos períodos de tempo. A App Annie dá o exemplo do Despicable Me que 18 meses após a estreia ainda estava no Top 10 de jogos em todo o mundo;
- foi feita também uma análise demográfica, neste caso apenas para os Estados Unidos, que permitiu concluir que os homens jogam mais e as mulheres preferem o social networking e a categoria de fotos e vídeos. O Pinterest é talvez o exemplo máximo dessa tendência com uma população marcadamente feminina;
- os jogos “super casuais”, um conceito de jogos simples, com sessões curtas e “single-tap”, descolou em 2014, com muitos deles a serem presença assídua no top mundial de jogos;
- as apps de música continuaram a crescer notando-se uma diferença acentuada entre países com preponderância para as apps localizadas.
Em 2015 provavelmente iremos ver o acentuar destas tendências. O m-commerce deverá também ter um grande crescimento, mas o mais importante a reter deste estudo é a enorme quantidade de oportunidades que subsistem neste ecossistema.
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