Seis tendências que vão mudar a Comunicação

18 de janeiro de 2017

Seis tendências que vão mudar a Comunicação

Uriel Oliveira, diretor de operações e negócio da Cision

Numa reflexão preditiva para o ano que acabou de começar, o meu primeiro artigo de 2017, foca-se nas tendências que vão mudar transversalmente a comunicação empresarial e consequentemente, o trabalho de todos os profissionais da comunicação.

1.      DATA DRIVEN COMMUNICATION

Os dados são o ouro do século XXI. A utilização de dados pessoais, demográficos ou comportamentais para personalizar as mensagens a cada indivíduo, estarão na base da comunicação entre marcas e consumidores.

Empresas como a Google e Facebook preparam-se para dominar o mundo dos dados, guiados por inteligência artificial para uma comunicação personalizada, dinâmica e interativa.

2.      ACTIONABLE INSIGHTS

Através de plataformas gráficas atualizadas em tempo real, o comunicador conseguirá estudar o comportamento dos utilizadores face aos seus conteúdos, planear e interagir com os consumidores em função de cada padrão comportamental.

3.      PAID MEDIA, NATIVE ADVERTISING, SPONSORED ARTICLES

As histórias pagas pelas marcas que já são uma prática corrente na blogosfera, estarão cada vez mais presentes nos media tradicionais, farão parte dos planos de PR e estarão na base dos modelos de negócio dos media modernos.

4.      SALES LEADS

A ligação entre histórias pagas e o call to action, vai permitir que a medição do resultado das RP, seja feita por métricas bastante mais objetivas do que as impressões, Advertising Equivalent Value ou mesmo engagement – O número de leads comerciais gerados e a sua conversão dentro do funil das vendas, é a métrica que todos vão querer usar.

5.      VR – VIRTUAL REALITY

De um dia para o outro os equipamentos para VR passaram a ocupar um lugar de destaque nas lojas de gadgets.

O próprio Facebook vai desafiar os seus utilizadores para interações sociais num mundo virtual.

Experiências imersivas e sensoriais ou interação entre o mundo real e virtual é o desafio que se coloca não só aos principais players desta indústria, mas também às marcas que queiram fazer parte da experiência.

6.      H2H COMMUNICATION

Em contrapeso com o avanço tecnológico que o setor vai protagonizar, a comunicação efetivamente estará centrada na capacidade de interagir de pessoa para pessoa.

Personalização, emoção e autenticidade são os ingredientes fundamentais ao storytelling.

Durante o ano, conto poder aprofundar cada um destes tópicos.

Bom ano novo!

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Por Uriel Oliveira

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