Vivemos num mundo digital, global, num mundo hiperconetado e caracterizado por mudanças rápidas e constantes.
Neste contexto a transformação digital dos negócios, mais do que uma vantagem competitiva, é um imperativo para a sobrevivência num futuro incerto e mutável. Contudo, para que as empresas se possam adaptar a esta realidade, é essencial ter profissionais digitalmente competentes e, acima de tudo, líderes que possam conduzir este processo de mudança profunda.
Do que tenho lido e estudado nestes últimos tempos, identifiquei 8 principais competências digitais que, considero, todos os líderes de negócios devem adquirir para aplicar não só no desenvolvimento das suas funções mais diretas mas também com o objetivo de as promover junto das equipas que lideram.
1) Conhecimento digital – um líder deve ter capacidade de lidar profissionalmente e pessoalmente na economia digital, ou seja, ter uma compreensão do ambiente e natureza digital, do papel da sua empresa nesse contexto e das oportunidades geradas nessa área;
2) Gestão da Informação – capacidade de encontrar, organizar e partilhar informação em contexto digital é vital para desenvolver orientações estratégicas do negócio;
3) Comunicação digital – deverá ter uma boa capacidade de gestão de informação e de comunicar e interagir com ferramentas e ambientes digitais. Para ser eficaz, a comunicação deve ser permanente, relevante, pertinente e dirigida a cada um dos públicos a que se dirige;
4) Networking – tem a ver com a colaboração e cooperação em ambientes digitais e está diretamente relacionada com a capacidade de se comunicar digitalmente. Esta capacidade aumenta o trabalho em equipa e desenvolve a partilha de conhecimento de forma colaborativa;
5) Aprendizagem contínua - Para formar, o gestor tem de saber gerir a sua aprendizagem de forma autónoma, conhecer e usar recursos digitais, e participar em comunidades de aprendizagem. Além disso, o líder deve ser responsável pela orientação estratégica de iniciativas para o desenvolvimento e aprendizagem contínua dos seus colaboradores;
6) Visão Estratégica – A estratégia tem que contar com as redes sociais, com os dispositivos móveis, com o elevado volume de informação disponível, bem como saber as lógicas colaborativas que podem melhorar os produtos, vendas e resultados. É crucial que o líder perceba como a tecnologia pode levar a sua organização ao crescimento, mudando a maneira como atua no mercado.
7) Liderança em rede - o líder de negócios também deve ser um líder em rede. Ser um líder neste campo facilita a identificação, o desenvolvimento de capacidades e capacitação dos membros da equipa.
8) Orientação para o cliente - é definida como a capacidade de entender, compreender, sabe interagir e responder às necessidades de novos clientes. Os consumidores, cada vez mais exigentes, procuram respostas e soluções para os seus problemas e têm uma presença ativa e participada na rede.
São 8, poderiam ser 18 ou 88 recomendações, dada a imensidão de capacidades requeridas para um bom desempenho num contexto digital, mas acima de tudo o que é relevante saber, no contexto atual, é que um líder de uma empresa, ou de uma marca, não pode ignorar que lidera para dentro da sua estrutura mas também para a rede onde está inserido.
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