Já tomou café hoje?

3 de outubro de 2017

Já tomou café hoje?

Miguel Rangel, Director Comercial, Desenvolvimento e Comunicação da Fundação de Serralves

Quando pensamos em transformação digital no Marketing, tendemos a pensar em desenvolvimentos dispendiosos, ferramentas tecnológicas, ferramentas de análise de Big Data, fluxos de trabalho integrados em ferramentas complexas de CRM, entre outros grandes termos e tarefas.

Sem dúvida que todas essas ações fazem parte da (necessária) digitalização dos processos de comunicação e interação, mas nesta floresta de números esquecemo-nos frequentemente dos públicos internos.

Como primeiro objetivo, devemos ser capazes de transmitir internamente a necessidade da mudança de paradigma. Antes de se tornar tangível para fornecedores e clientes, precisamos que os públicos internos “comprem” a ideia e acreditem nela. Caso contrário, a transformação digital no Marketing nunca deixará de ser uma proposta que receberá pouco orçamento e menos confiança. É importante convencer a estrutura interna que, pelo facto destes não verem a comunicação isso não significa que não esteja a acontecer ou que seja menos eficaz.

Quantas vezes um “novo negócio” foi sinónimo de “sem orçamento”?

Quantas boas ideias terão morrido porque as condições em que nasceram eram absolutamente desfavoráveis ​​para as mais conservadoras?

O papel do gestor de marca ou responsável pela área de marketing desempenha um papel crucial a este respeito. Não será necessário um powerpoint elaborado, ou fluxogramas detalhados, nem será necessária uma reunião complicada…muitas vezes só é preciso um café e um minuto para conversar para, em 60 segundos, semear uma semente na mente do nosso interlocutor para que ela se espalhe e infete os outros.

Não se trata de contratar a melhor agência ou ter os melhores programadores, mas sim convencer toda a estrutura de que não mudar não é uma opção, mas uma obrigação. Devemos começar por baixo, entre impressoras e faxes, entre reuniões e intervalos.

Buscar esse momento zero de verdade que revolucionará a empresa e os seus resultados.

Já tomou café hoje?

Miguel Rangel, Director Comercial, Desenvolvimento e Comunicação da Fundação de Serralves

 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
2 votos
Loading ... Loading ...
Por Miguel Rangel

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.