8 Competências para a Liderança Digital

29 de Agosto de 2017 em Opinião,Opinião

8 Competências para a Liderança Digital

Vivemos num mundo digital, global, num mundo hiperconetado e caracterizado por mudanças rápidas e constantes.

Neste contexto a transformação digital dos negócios, mais do que uma vantagem competitiva, é um imperativo para a sobrevivência num futuro incerto e mutável. Contudo, para que as empresas se possam adaptar a esta realidade, é essencial ter profissionais digitalmente competentes e, acima de tudo, líderes que possam conduzir este processo de mudança profunda.

Do que tenho lido e estudado nestes últimos tempos, identifiquei 8 principais competências digitais que, considero, todos os líderes de negócios devem adquirir para aplicar não só no desenvolvimento das suas funções mais diretas mas também com o objetivo de as promover junto das equipas que lideram.

1)    Conhecimento digital – um líder deve ter capacidade de lidar profissionalmente e pessoalmente na economia digital, ou seja, ter uma compreensão do ambiente e natureza digital, do papel da sua empresa nesse contexto e das oportunidades geradas nessa área;

2)    Gestão da Informação – capacidade de encontrar, organizar e partilhar informação em contexto digital é vital para desenvolver orientações estratégicas do negócio;

3)    Comunicação digital – deverá ter uma boa capacidade de gestão de informação e de comunicar e interagir com ferramentas e ambientes digitais. Para ser eficaz, a comunicação deve ser permanente, relevante, pertinente e dirigida a cada um dos públicos a que se dirige;

4)    Networking – tem a ver com a colaboração e cooperação em ambientes digitais e está diretamente relacionada com a capacidade de se comunicar digitalmente. Esta capacidade aumenta o trabalho em equipa e desenvolve a partilha de conhecimento de forma colaborativa;

5)    Aprendizagem contínua - Para formar, o gestor tem de saber gerir a sua aprendizagem de forma autónoma, conhecer e usar recursos digitais, e participar em comunidades de aprendizagem. Além disso, o líder deve ser responsável pela orientação estratégica de iniciativas para o desenvolvimento e aprendizagem contínua dos seus colaboradores;

6)    Visão Estratégica – A estratégia tem que contar com as redes sociais, com os dispositivos móveis, com o elevado volume de informação disponível, bem como saber as lógicas colaborativas que podem melhorar os produtos, vendas e resultados. É crucial que o líder perceba como a tecnologia pode levar a sua organização ao crescimento, mudando a maneira como atua no mercado.

7)    Liderança em rede - o líder de negócios também deve ser um líder em rede. Ser um líder neste campo facilita a identificação, o desenvolvimento de capacidades e capacitação dos membros da equipa.

8)    Orientação para o cliente - é definida como a capacidade de entender, compreender, sabe interagir e responder às necessidades de novos clientes. Os consumidores, cada vez mais exigentes, procuram respostas e soluções para os seus problemas e têm uma presença ativa e participada na rede.

São 8, poderiam ser 18 ou 88 recomendações, dada a imensidão de capacidades requeridas para um bom desempenho num contexto digital, mas acima de tudo o que é relevante saber, no contexto atual, é que um líder de uma empresa, ou de uma marca, não pode ignorar que lidera para dentro da sua estrutura mas também para a rede onde está inserido.

Miguel Rangel, Director Comercial, Desenvolvimento e Comunicação da Fundação de Serralves

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/8-competencias-para-a-lideranca-digital/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.