Como será o Diretor de Marketing do futuro?

28 de novembro de 2016

Como será o Diretor de Marketing do futuro?

Miguel Rangel, Director Comercial, Desenvolvimento e Comunicação da Fundação de Serralves

O ator e realizador de cinema Woody Allen disse: “Eu estou interessado no futuro, porque é o sítio onde vou passar o resto da minha vida”, por isso neste artigo optei por refletir sobre o que será o futuro da função de Diretor de Marketing.

Ninguém tem uma bola mágica para adivinhar como será o futuro da função de Diretor de Marketing mas, com uma grande certeza, podemos contar – o futuro diretor de marketing terá que estar, mais do que nunca, preparado para um constante evolução e mudança.

O futuro diretor de marketing terá três características principais: a mente de engenheiro ou de matemático; a sensibilidade de um artista e a narrativa de um jornalista ou escritor.

No curto e longo prazo, o CMO (Chief Marketing Officer) deve ser capaz de tomar decisões com base nos dados que se recolhem em tempo real. O departamento de marketing tradicional, como tal, não existe mais. Evoluiu para um laboratório de investigação genuína, onde as hipóteses são levantadas e as validações são baseadas numa metodologia científica e quantificada.

Por outro lado, deverá ter destacada a sensibilidade de um artista. Nesse sentido pode intuir quais os produtos e as mensagens mais interessantes para o público-alvo a que se destina. A criação de um serviço/produto que é notável pela sua autenticidade e desejo em adquiri-lo. A exclusividade, o design, o valor – todas as grandes marcas distinguem-se por ter ou oferecer algo único.

Finalmente, o CMO do futuro saberá também despertar o interesse do seu público-alvo para a sua impressionante capacidade de contar histórias relacionadas com a sua marca. Assim, deverá rodear-se de uma equipa com grande capacidade de comunicação, com a qual pode gerar envolvimento com o seu público.

O atual diretor de marketing já é digital e está em permanente conectividade, a viver e a pensar em rede, em multicanal, já está a pensar num mercado global.

No futuro este mesmo diretor de marketing será um profissional com capacidade de se adaptar a mudanças marcadas por um tempo cada vez mais curto.

Será obrigatório ter um talento natural para a transformação, para a criação de novos cenários numa constante evolução e reciclagem de conhecimento.

O futuro diretor de marketing terá mais informação do que nunca, mas terá que tomar decisões mais rápido e com mais precisão.

Estou interessado no futuro do marketing, porque é o lugar onde vou para passar o resto da minha vida profissional.

Vemo-nos no futuro.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
26 votos
Loading ... Loading ...
Por Miguel Rangel

Comentários (1)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.