21 de setembro de 2016

Como se sentem os colaboradores da Farfetch?

Comer algodão doce, brincar com cães bebés ou saltar num trampolim. É assim que se sentem os trabalhadores da Farfetch. A marca quer de provar que está tudo interligado já que as emoções que os seus trabalhadores sentem quando estão a trabalhar podem ser algo similares, “pelo menos para quem trabalha nesta empresa global de e-commerce de moda de luxo”, lê-se em comunicado.

Para este vídeo a marca afirma que estudou em tempo real as emoções dos seus colaboradores no desempenho de diferentes funções e depois colocou alguns dos familiares e amigos desses mesmos funcionários a vivenciar aquilo que se sente ao trabalhar. O resultado desta experiência está visível no vídeo “Touch The Impossible”.

O filme tem a assinatura do criativo Hugo Veiga, num projeto da AQKA e foi produzido e gravado pelo realizador Augusto Fraga. O elenco do casting não contou com contratações, mas sim com familiares e amigos de colaboradores da própria Farfetch.

“Numa primeira fase quisemos mesmo saber o que sentiam os nossos colaboradores. Para isso foi realizado um estudo levado a cabo por Francisco Marques Teixeira, diretor clínico do departamento de Neurofeedback do Instituto de Neurociências – Neurobios, que mediu em tempo real, entre outros sentimentos, o nível de envolvimento, euforia, interesse, descontração e stress de quem trabalha connosco, o que nos permitiu chegar ao que apelidamos de Efeito Farfetch”, explica Luís Teixeira, diretor-geral da empresa.

Foram medidas atividades como executar tarefas no computador, fazer apresentações, efetuar pesquisas, ver conteúdos multimédia, sessões de brainstorming (debate de ideias) ou o trabalho específico de programação (uma das áreas em que a Farfetch mais se foca) no sentido de compreender quais os momentos em que cada um dos colaboradores se sente melhor e também quais as tarefas que os deixam menos à vontade.

Depois de ter passado três dias nas instalações da Farfetch no Porto e em Guimarães, e de ter contactado com mais de 40 colaboradores da empresa, a equipa de Hugo Veiga concetualizou este projeto e criou experiências com o potencial de replicar emoções e sensações próximas dos estados que os colaboradores sentem.

Veja o resultado final no vídeo acima.

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Jornalista: Marco Silva

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