“A televisão enfrenta hoje o mesmo perigo que a imprensa escrita enfrentou perto do ano 2000. Todos sabiam que algo catastrófico estaria para acontecer, mas não sabiam quando”.
As palavras são de Rob Norman, chief digital officer do GroupM, uma das maiores agências de investimento em media do mundo, que esteve presente em Lisboa, no auditório da Universidade NOVA de Lisboa para explorar os desafios do digital e como as marcas devem enfrentar a evolução da indústria publicitária.
As ameaças, as oportunidades e os desafios foram alguns dos temas debatidos quando o mercado publicitário português recupera da grave crise global que também se abateu sobre o setor em Portugal.
Para os especialistas, é fundamental acompanhar a evolução da forma como os consumidores consomem media: as pessoas leem jornais na internet, veem televisão de outra forma, ouvem rádio em novos formatos.
Novos dispositivos levaram à criação de novas formas de consumir informação como as apps e a própria televisão também está a mudar com o Netflix a assumir-se como um fornecedor de conteúdos sem precedentes nos dias que correm. Os grandes grupos de media estão atentos a esta mudança e exploram novas formas de transmitir as suas histórias, independentemente dos suportes utlizados.
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