Cada português dedicou quase 28 horas ao Euro 2016

20 de julho de 2016

Cada português dedicou quase 28 horas ao Euro 2016

Os dados do serviço de Clipping da MediaMonitor registaram quase 63 mil notícias entre os dias 1 de junho e 12 de julho sobre o Euro2016. A TV foi o meio que publicou um maior número de notícias sobre o tema (44%), próximo do valor da Internet (38%). Na rádio foram divulgadas 12% das matérias sobre o Euro2016 e na imprensa 6%. No que diz respeito à programação televisiva relacionada com o campeonato europeu, dos canais monitorizados, oito ofereceram programas específicos sobre o Euro2016 no período entre 1 de Junho e 12 de Julho 2016. Esta emissão ultrapassou as 1300 horas, o que equivale a uma média diária superior a quatro horas por canal. Cada português viu neste período em média 27 horas e 48 minutos de programas ou notícias relativas ao Euro 2016. A partir deste valor, e se somarmos os minutos todos que os portugueses viram, obteríamos um valor total equivalente a 30 748 anos a ver conteúdos do Euro2016.
Em termos de investimento publicitário foram 14 as marcas que de alguma forma se associaram ao evento Euro 2016 nos meios Tradicionais. Com um investimento total a valores de tabela de mais 75 milhões de Euros. O meio excelência foi TV que captou cerca de 90% do total de investimento.

Ainda no Euro, a Corticeira Amorim desenvolveu em parceria com a Natural Grass uma nova solução para relvados, que já foi utilizada em quatro estádios do Euro 2016, em França. Desenvolvida em parceria com a Amorim Isolamentos, a tecnologia AirFibr incorpora cortiça, relva natural e microfibras sintéticas, resultando num relvado mais resistente e que foi usado em vários estádios do Campeonato Europeu,  nomeadamente o  Parc Olympique Lyonnais,  em Lyon, o Stadium Municipal de Toulouse, o Estádio Geffroy Guinch, em Saint-Etienne – o palco do jogo de estreia da seleção nacional portuguesa contra a Islândia – e o Noveau Stade, em Bordéus, o cenário da vitória da seleção frente ao País de Gales. Em comunicado, a Corticeira Amorim explica que o granulado de cortiça expandida usado na solução confere-lhe uma maior absorção ao choque, fazendo com que o contacto do jogador com o solo seja minimizado. Esta nova tecnologia AirFibr substitui a terra convencional por cortiça, uma alteração que pode reduzir os impactos dos jogadores no solo em 40%.

A Fundação EDP apresenta o “Arte Pública Fundação EDP”, um programa de âmbito nacional, orientado para territórios de baixa densidade populacional, que pretende democratizar o acesso à arte e permitir o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de intervenções artísticas em espaço público. O programa estará presente em Trás-os-Montes (Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo, Miranda do Douro e Mogadouro) no Ribatejo (Marmeleira, Assentiz e Salinas), no Alentejo (Ouguela, Campo Maior e Degolados), e no Algarve (Vila do Bispo, Barão de S. João, Mexilhoeira, Messines, Alte e Alportel). Esta iniciativa é implementada através de parcerias com instituições e coletividades locais, sociais ou culturais.

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Jornalista: Marco Silva

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