É uma disciplina ainda com pouca expressão em Portugal, dizem os especialistas. O Marketing Social surgiu nos Estados Unidos, em 1971, e na Europa ganhou expressão quando este ano foi fundada a Associação Europeia de Marketing Social (AEMS).
Lisboa recebe até esta quarta-feira, a primeira conferência internacional da Associação Europeia de Marketing Social (AEMS). Durante dois dias, cerca de 40 especialistas debatem “O Marketing Social enquanto ferramenta eficaz e eficiente na implementação de programas sociais dirigidos à população”.
Mas afinal, o que é o Marketing Social? Em entrevista ao site do Imagens de Marca, Jeff French, presidente da AEMS explicou que esta disciplina adota os princípios do Marketing em matérias de cariz social com vista a mudar comportamentos. Jeff French referiu ainda a importância do papel dos governos europeus no desenvolvimento do Marketing Social.
A AEMS conta com um investigador português na sua fundação. Paulo Moreira, investigador e professor na Universidade Nova de Lisboa, disse ao site do Imagens de Marca que o Marketing Social está ainda subdesenvolvido em Portugal e enumerou algumas das ações que podem beneficiar desta área como, por exemplo, campanhas de apoio a idosos, ao consumo indevido de antibióticos e à promoção de bons hábitos alimentares.
É neste campo que entra a Direção-Geral de Saúde (DGS), que na sua página online disponibilizou uma ferramenta de interação com o utilizador para a promoção de uma alimentação saudável, conforme adiantou ao site do Imagens de Marca Pedro Graça, da DGS.
Outra das temáticas abordadas na primeira conferência internacional de Marketing Social foi a importância das redes sociais na mudança de modos de vida. Stephan Dahl, da Universidade de Hull (Reino Unido) justifica dizendo que as redes sociais são uma forma de os marketeers entrarem na vida das pessoas.
Já Susana Marques, investigadora e professora no Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto, considera que ao Marketing Social falta uma lógica multidisciplinar (sociologia, antropologia, etc.) e competências de forma a completarem a formação dos marketeers.
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