6 de março de 2013

Marketing Social: causas com estratégia

As origens da expressão Marketing Social remontam a 1971, quando nos Estados Unidos Philip Kotler e Gerald Zaltman exploravam técnicas de marketing que pudessem contribuir para o desenvolvimento de soluções para diversas questões sociais. Distinguindo-se do marketing comercial pelo facto de procurar transmitir a importância, não de um produto ou marca, mas de determinadas ações, esta disciplina propõe-se a despertar consciências, modificar atitudes e alterar comportamentos.

O Imagens de Marca falou com o Presidente da Associação Europeia de Marketing Social, Jeff French, referência mundial na área do Marketing Social, que realçou o papel central que o Marketing Social pode ter na defesa dos bens sociais mais centrais da cultura europeia e que se encontram neste momento em perigo. Em Portugal a disciplina parece estar ainda subdesenvolvida, devido, em grande parte, à falta de qualificações dos marketeers. Na opinião de Paulo Moreira, professor e investigador da Universidade Nova de Lisboa, há que criar estruturas que possam desenvolver competências, promover dinâmicas de investigação e avaliação do impacto das campanhas.

O Imagens de Marca mostra nesta reportagem as razões para que o Marketing Social se mostre cada vez mais relevante para a eficácia de campanhas que visem a alteração de comportamentos, e revela também o trabalho desenvolvido por uma agência portuguesa que trabalha diretamente com instituições de solidariedade, a Best Wishes.

Entrevistas:

Paulo Moreira – Professor Universidade Nova Lisboa

Jeff French – Presidente Ass. Europeia Marketing Social

Aurélio Pereira – Administrador Best Wishes

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Jornalista: Francisco Branco; Imagem: Patrique Almeida; Edição: Rui Rodrigues

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