O amor que une marcas e consumidores também pode ser eterno. Mas um amor leal e inspirador não é fácil de conquistar e não está ao alcance de todos. Por isso, é cada vez mais importante ouvir o coração de quem se mantem fiel a uma marca.
“Há um segmento que surge como muito relevante no contexto dos estudos de avaliação das marcas que é dos clientes que têm efetivamente uma ligação emocional às marcas. Esses são os mais fidelizados de todos. Descobrir o porquê de eles se fidelizarem emocionalmente permite perceber como é possível trazer os clientes mais ligados a aspetos funcionais para os aspetos emocionais. Este segmento é atualmente muito estratégico para as marcas”, explica Alexandra Machás, diretora de investigação do estudo do Grupo Consultores, realizado em 2011, sobre a ligação emocional dos consumidores às marcas.
No atual contexto económico, e com as marcas próprias a ganhar vantagem no fator preço, manter um vínculo emocional forte com o maior número de consumidores é a garantia da sustentabilidade do negócio para o futuro.
Neste ranking das marcas com mais ligação emocional junto dos consumidores portugueses foram detetados cinco fatores que criam laços de “amor”. São eles a marca de referência, marca que reflete simpatia, marca enraizada, marca inspiradora/atrativa e marca dinâmica.
Foram apresentadas para avaliação um total de 60 marcas que operam em Portugal, classificadas por 7 categorias: Marcas de Automóvel, Consumo alimentar e bebidas, Energia, Financeiras/banca, Retalho, Marcas Tecnológicas e Marcas de Serviços públicos.
O estudo foi realizado no território nacional, com uma amostra de 2 100 indivíduos particulares, com idades entre os 16 e os 65 anos, através de entrevistas telefónicas.
A não perder a reportagem sobre o tema este sábado, às 17:30, na SIC Notícias.
Ranking Global de Marcas – 2011
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Setor das Marcas Financeiras (Banca)
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Setor das Marcas de Serviços Públicos-Privados
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Setor das Marcas Tecnológicas
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Setor das Marcas de Consumo Alimentar e Bebidas
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Setor das Marcas de Retalho e Distribuição
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Setor das Marcas de Automóvel
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Setor das Marcas de Energia
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