Love Brands, uma ligação emocional forte!

8 de Fevereiro de 2012 em Atualidade

Love Brands, uma ligação emocional forte!

O amor que une marcas e consumidores também pode ser eterno. Mas um amor leal e inspirador não é fácil de conquistar e não está ao alcance de todos. Por isso, é cada vez mais importante ouvir o coração de quem se mantem fiel a uma marca.

“Há um segmento que surge como muito relevante no contexto dos estudos de avaliação das marcas que é dos clientes que têm efetivamente uma ligação emocional às marcas. Esses são os mais fidelizados de todos. Descobrir o porquê de eles se fidelizarem emocionalmente permite perceber como é possível trazer os clientes mais ligados a aspetos funcionais para os aspetos emocionais. Este segmento é atualmente muito estratégico para as marcas”, explica Alexandra Machás, diretora de investigação do estudo do Grupo Consultores, realizado em 2011, sobre a ligação emocional dos consumidores às marcas.

No atual contexto económico, e com as marcas próprias a ganhar vantagem no fator preço, manter um vínculo emocional forte com o maior número de consumidores é a garantia da sustentabilidade do negócio para o futuro.

Neste ranking das marcas com mais ligação emocional junto dos consumidores portugueses foram detetados cinco fatores que criam laços de “amor”. São eles a marca de referência, marca que reflete simpatia, marca enraizada, marca inspiradora/atrativa e marca dinâmica.

Foram apresentadas para avaliação um total de 60 marcas que operam em Portugal, classificadas por 7 categorias: Marcas de Automóvel, Consumo alimentar e bebidas, Energia, Financeiras/banca, Retalho, Marcas Tecnológicas e Marcas de Serviços públicos.  

O estudo foi realizado no território nacional, com uma amostra de 2 100 indivíduos particulares, com idades entre os 16 e os 65 anos, através de entrevistas telefónicas. 

 A não perder a reportagem sobre o tema este sábado, às 17:30, na SIC Notícias.

  

Ranking Global de Marcas – 2011

[1]

(Clique na imagem para ampliar)

 

Setor das Marcas Financeiras (Banca)

[2]

 (Clique na imagem para ampliar)

 

Setor das Marcas de Serviços Públicos-Privados

[3]

 (Clique na imagem para ampliar)

 

Setor das Marcas Tecnológicas

[4]

 (Clique na imagem para ampliar)

 

Setor das Marcas de Consumo Alimentar e Bebidas

[5]

 (Clique na imagem para ampliar)

 

Setor das Marcas de Retalho e Distribuição

[6]

 (Clique na imagem para ampliar)

 

Setor das Marcas de Automóvel

[7]

 (Clique na imagem para ampliar)

 

Setor das Marcas de Energia

[8]

 (Clique na imagem para ampliar)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/love-brands-uma-ligacao-emocional-forte/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.