Já não é nova a ideia de que a Dove, marca de produtos de beleza e higiene, prima por incentivar as mulheres a reconhecerem e assumirem a sua beleza real, com todos os defeitos que julgam ter, em vez de perseguirem o ideal estabelecido pela indústria de moda.
Nos últimos anos a marca tem seguido um percurso coerente na publicidade ao falar com mulheres de todo o mundo de forma a que não tenham vergonha das suas rugas, gorduras ou imperfeições, assim como reforçado uma posição conta o uso excessivo de retoque nas imagens das campanhas.
Desta vez o rumo publicitário da marca teve outros alvos. Na sua mais recente campanha, no Canadá, a Dove dirige-se aos diretores de arte, designers gráficos e responsáveis por retocar imagens digitalmente no Photoshop.
Com a criatividade da Ogilvy Toronto, desenvolveu uma ação que se baseava em difundir pela internet uma ferramenta que, supostamente, permitia dar mais brilho à pele. No entanto, o objetivo da mesma era outro: todos os retoques que realizaram à imagem desapareciam e ela voltava ao estado original, desfazendo todas as modificações. A acompanhar, surgia a mensagem “Não manipule as nossas perceções de beleza real”, como pode ver no vídeo que partilhamos.
Una campaña honesta y valiente.