6 de junho de 2014

Jardim Zoológico, uma marca com 130 anos

São 130 anos de histórias para contar. O Jardim Zoológico de Lisboa comemorou o aniversário a 28 de maio, data que serve de mote ao Imagens de Marca para querer conhecer melhor a sua história. Quando abriu portas, em 1884, era visto como uma mera montra de animais, época em que recebiam várias espécies vindas das colónias portuguesas, em Africa e também do Brasil, que contribuíram para que, ao longo dos anos, o Jardim Zoológico fosse criando uma vasta coleção.

Mas a queda do Estado Novo em 1974 e a consequente independência das antigas colónias em África, significou a quebra do apoio prestado ao Jardim Zoológico pelas autoridades, na diversificação e renovação da coleção animal. Por esta altura, o número de visitantes também diminuiu e ocorreram cortes radicais dos subsídios estatais. Por isso, foi necessário desenvolver e implementar uma nova estratégia de gestão para o Jardim Zoológico. Teve que encontrar novas formas de manter a sustentabilidade financeira, hoje equilibrada com o apoio de empresas e cidadãos que apadrinham os animais e pela publicidade no recinto.

Atualmente o Jardim Zoológico assume um papel ativo na proteção e conservação da natureza e de educador da sociedade sobre aspetos relacionados com os animais. “A mentalidade da sociedade foi-se alterando ao longo do tempo. O Jardim Zoológico foi alterando a sua forma de estar e a forma como trata os animais. Passámos a dar-lhes espaço e primar pelo seu bem-estar, tirando-os das grades e espaços fechados, onde estavam antigamente, e dando-lhes condições para que se possam reproduzir. Até porque hoje em dia a quantidade de espécies que têm desaparecido levam a que o Jardim Zoológico tenha uma função muito específica, que é a de conservação e reprodução dessas espécies em extinção”, afirma Leonel Carvalho, Arquiteto e Diretor do Departamento de Manutenção do Jardim Zoológico.

Hoje, o Jardim Zoológico é, não só, símbolo de conservação e preservação dos animais, mas também do meio ambiente, assumindo-se como uma “marca verde”. Uma missão que se cruza com a da Sociedade Ponto Verde. As duas entidades, em conjunto renovaram o Bosque Encantado reconstruído com 16 toneladas de materiais reciclados. Esta intervenção permite demonstrar dar exemplos reais de aplicação das embalagens após a sua reciclagem, contribuindo também para promover a utilização de materiais reciclados.

Não perca a reportagem, inserida na rubrica Marcas Verdes, já este sábado às 14h30 e domingo às 10h30 e 16h30 na SIC Notícias.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Jornalista: Sandra Pinto Barata; Imagem: João Ricardo Pinto / Patrique Almeida; Edição: Rui Rodrigues

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.