Vivemos numa sociedade em que o marketing é virado para a escassez, ou seja, aproveita o facto de algumas coisas não serem acessíveis, ou até inexistentes, e usa essas oportunidades para criar valor que seja transacionável.
Isto vai criando paradigmas que levam ao desperdício, como é o caso dos parâmetros de ‘qualidade’ que as grandes empresas de distribuição colocam aos produtores de frutas e vegetais, que são obrigados a destruir toneladas de produtos apenas por estes não seguirem os parâmetros estéticos instituídos.
A verdade é que somos todos diferentes, existe mercado para tudo e com inteligência e criatividade, estes problemas podem ser superados, como o prova a genial ideia portuguesa da Fruta Feia, que inspirou a francesa Marcel para fazer a Fruits & Legumes Moches para o Intermarché.
Criatividade é a inteligência a divertir-se, desde que haja inteligência para encarar os problemas com, pois claro, inteligência.
Caro João: se não me engano, uma campanha semelhante foi criada há 4/5 anos pela TESCO / U.K. Acontece aos melhores! Abraço