A primeira vez que a ouvimos ficamos curiosos. Irishness é uma expressão repetida nos discursos do Presidente Michael Higgins, nas explicações dos nossos guias, nas conversas com alguns dos nossos entrevistados. É também a expressão que nos acompanha ao longo da 3ª emissão do Imagens de Marca Travel Brands.
No fundo resume tudo o que faz a força da Marca Irlanda. Sente-se em particular no mês de março, altura em que o país se veste com as cores nacionais e em que, pelo mundo, se celebra o orgulho de ser irlandês. (Veja aqui a entrevista a Tom Trainor, Diretor Executivo do Marketing Institute of Ireland sobre a Marca Irlanda)
Este mês o Imagens de Marca Travel Brands viajou para a Irlanda durante o St. Patrick ’s Festival, um evento importante para a estratégia turística do país. Pelas ruas desfila o talento da nação e aquele que é um dos grandes ativos da Irlanda, o espírito de comunidade. Um espírito que tanto diz dessa Irishness e que este ano, mais do que nunca, se sente com o projeto “Gathering Ireland 2013”, que quer envolver a diáspora irlandesa.
São as imagens da Parada em Dublin no St. Patrick ’s Day que abrem a emissão. E na Irlanda a tradição ainda é o que era!
Mas a imagem que temos da Irlanda já não corresponde totalmente à realidade. Sem abandonar os valores, a sua história, cultura e herança – com que construiu a sua marca – há hoje uma Irlanda moderna, com uma economia dinâmica e atrativa ao investimento direto estrangeiro. Esse espírito aberto ao mundo e empreendedor também respira Irishness… (Veja aqui a entrevista a Emmet Oliver, Diretor de Comunicação Corporativa da IDA – Investment and Development Agency)
Posicionando-se como o local mais amigável da Europa para as empresas e para o desenvolvimento de negócios, a Irlanda tem atraído algumas das maiores multinacionais e em setores estratégicos como o farmacêutico, o do digital media e o da tecnologia de informação. Um portefólio de marcas com que o país trabalha e que são um bom cartão-de-visita no momento de promover a Marca Irlanda junto dos mercados internacionais.
Portugal está na lista de países com investimento direto no país de alto valor acrescentado. Em 2009 a Hovione adquiriu à Pfizer a maior unidade industrial de produção de princípios ativos para a indústria farmacêutica. Uma unidade localizada em Cork, que o Imagens de Marca visitou durante a viagem pela Irlanda. (Veja aqui a entrevista a Carlos Costa, Diretor Geral da Hovione em Cork)
Segundo a AICEP, há outros setores com potencial interesse para marcas e empresas portuguesas. Até porque há uma afinidade entre Portugal e a Irlanda que pode ser aprofundada também nos negócios. (veja aqui a entrevista a José Ramos, Conselheiro Económico e Comercial da Embaixada de Portugal em Dublin)
Ter uma Marca País forte e reputada é vital para a recuperação económica do país. E é nesse sentido que a Irlanda trabalha. O primeiro passo já foi dado ao acreditar na força da sua marca. E essa visão também tem qualquer coisa de Irishness…
O BI do país
- República da Irlanda/Eire
- Área: 68.890 km2
- População: 4,1 milhões habitantes (Estimativa 2011)
- Crescimento Anual Previsto do PIB: 1,1% em 2013 e 2,2% em 2014
- Capital: Dublin
- Religião: Cerca de 95% é católica
- Atividades Económicas Diferenciadoras: Farmacêutica, Digital Media, Tecnologia de informação.
- Exportações para Irlanda (2011): Cerca de 113 milhões euros
- Importações da Irlanda (2011): Cerca de 543 milhões euros
O nosso guia de viagem com o apoio especial da Best Travel:
Como ir
- Há várias companhias áreas com ligações a Dublin. A partir da capital Irlandesa o carro é o meio de transporte mais fácil para descobrir os segredos da Irlanda. O mais difícil é habituarmo-nos a conduzir à direita.
Para mais informações: www.besttravel.pt
Onde ficar
As nossas sugestões para as cidades visitadas pela nossa equipa:
- Killarney – The Lake Hotel
- Cork – The River Lee Hotel
- Waterford – The Tower Hotel & Leisure Center
- Dublin – Camden Court Hotel
Onde comer
- Killarney – Castlelough Restaurant no The Lake Hotel
- Waterford – No novo Bar/Restaurante do Museu Waterford Treasures
- Dublin – Descubra as especialidades na Guinness Storehouse, o ambiente diferenciador do The Church Bar and Restaurant e a cozinha internacional do Eden Bar&Grill Restaurant.
O que visitar
- Dublin
Em Dublin existem propostas para todos os gostos. Nós destacamos o Trinity College em particular a biblioteca; a Christ Church Cathedral; as Georgian doors Merrion square; Ha’penny bridge; the spire; a Guinness Storehouse; Malahide Castle; Dublin Writers Museum.
- Tullamore
Em Tullamore visitar o Tullamore Dew visitor centre, para descobrir a história da marca e do uísque irlandês.
- Killarney
Em Killarney é obrigatório conhecer os lagos, dar um passeio nos tradicionais Jaunting cars e visitar a Muckross Traditional Farms.
- Cork
Em Cork vale a pena visitar a University College e fazer um passeio pelas ruas da cidade.
- Waterford
Waterford é conhecida pela herança viking que pode ser explorada no Waterford Museum of Treasures. Mas é também conhecida pelo seu Cristal, uma arte antiga que pode ser conhecida numa visita guiada à Waterford Crystal Factory.
A música que nos inspirou
- A Irlanda é um país fértil em cultura e incontornável em matéria de música. Gostámos de recordar os sons tradicionais dos The Chieftains e da presença diária das músicas dos U2 em qualquer local que visitámos. Os Snow Patrol e os The Script também estão sempre no Top. Da viagem trouxemos um nome que fica no ouvido Róisín O.
Mais sugestões em: http://www.ireland.com/
Nesta secção não deixe de ver:
- A galeria de fotos da equipa de reportagem do Imagens de Marca.
- O texto de opinião da pivot do Imagens de Marca.
- As principais entrevistas realizadas pela nossa equipa de reportagem, na íntegra.
Comentários (0)