Irishness… traduz-se em tudo o que faz a força da Marca Irlanda
30 de Março de 2013 em Irlanda,Na íntegra
A primeira vez que a ouvimos ficamos curiosos. Irishness é uma expressão repetida nos discursos do Presidente Michael Higgins, nas explicações dos nossos guias, nas conversas com alguns dos nossos entrevistados. É também a expressão que nos acompanha ao longo da 3ª emissão do Imagens de Marca Travel Brands.
[1]No fundo resume tudo o que faz a força da Marca Irlanda. Sente-se em particular no mês de março, altura em que o país se veste com as cores nacionais e em que, pelo mundo, se celebra o orgulho de ser irlandês. (Veja aqui a entrevista a Tom Trainor, Diretor Executivo do Marketing Institute of Ireland sobre a Marca Irlanda [2])
Este mês o Imagens de Marca Travel Brands viajou para a Irlanda durante o St. Patrick ’s Festival, um evento importante para a estratégia turística do país. Pelas ruas desfila o talento da nação e aquele que é um dos grandes ativos da Irlanda, o espírito de comunidade. Um espírito que tanto diz dessa Irishness e que este ano, mais do que nunca, se sente com o projeto “Gathering Ireland 2013”, que quer envolver a diáspora irlandesa.
São as imagens da Parada em Dublin no St. Patrick ’s Day que abrem a emissão. E na Irlanda a tradição ainda é o que era!
[3]Mas a imagem que temos da Irlanda já não corresponde totalmente à realidade. Sem abandonar os valores, a sua história, cultura e herança – com que construiu a sua marca – há hoje uma Irlanda moderna, com uma economia dinâmica e atrativa ao investimento direto estrangeiro. Esse espírito aberto ao mundo e empreendedor também respira Irishness… (Veja aqui a entrevista a Emmet Oliver, Diretor de Comunicação Corporativa da IDA – Investment and Development Agency [4])
Posicionando-se como o local mais amigável da Europa para as empresas e para o desenvolvimento de negócios, a Irlanda tem atraído algumas das maiores multinacionais e em setores estratégicos como o farmacêutico, o do digital media e o da tecnologia de informação. Um portefólio de marcas com que o país trabalha e que são um bom cartão-de-visita no momento de promover a Marca Irlanda junto dos mercados internacionais.
Portugal está na lista de países com investimento direto no país de alto valor acrescentado. Em 2009 a Hovione adquiriu à Pfizer a maior unidade industrial de produção de princípios ativos para a indústria farmacêutica. Uma unidade localizada em Cork, que o Imagens de Marca visitou durante a viagem pela Irlanda. (Veja aqui a entrevista a Carlos Costa, Diretor Geral da Hovione em Cork [5]) [6]
Segundo a AICEP, há outros setores com potencial interesse para marcas e empresas portuguesas. Até porque há uma afinidade entre Portugal e a Irlanda que pode ser aprofundada também nos negócios. (veja aqui a entrevista a José Ramos, Conselheiro Económico e Comercial da Embaixada de Portugal em Dublin [7])
Ter uma Marca País forte e reputada é vital para a recuperação económica do país. E é nesse sentido que a Irlanda trabalha. O primeiro passo já foi dado ao acreditar na força da sua marca. E essa visão também tem qualquer coisa de Irishness…
Para mais informações: www.besttravel.pt [9]
As nossas sugestões para as cidades visitadas pela nossa equipa:
Em Dublin existem propostas para todos os gostos. Nós destacamos o Trinity College em particular a biblioteca; a Christ Church Cathedral; as Georgian doors Merrion square; Ha’penny bridge; the spire; a Guinness Storehouse; Malahide Castle; Dublin Writers Museum.
Em Tullamore visitar o Tullamore Dew visitor centre, para descobrir a história da marca e do uísque irlandês.
Em Killarney é obrigatório conhecer os lagos, dar um passeio nos tradicionais Jaunting cars e visitar a Muckross Traditional Farms.
Em Cork vale a pena visitar a University College e fazer um passeio pelas ruas da cidade.
Waterford é conhecida pela herança viking que pode ser explorada no Waterford Museum of Treasures. Mas é também conhecida pelo seu Cristal, uma arte antiga que pode ser conhecida numa visita guiada à Waterford Crystal Factory.
Mais sugestões em: http://www.ireland.com/ [14]
URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/emissoes/sicnoticias/na-integra-tv/irishness-traduz-se-em-tudo-o-que-faz-a-forca-da-marca-irlanda/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.