“Great Things Happen When We Get Together”

28 de março de 2013

“Great Things Happen When We Get Together”

Cristina Amaro, Diretora Editorial e Pivot Imagens de Marca

IMTB_Irlanda_tema_stpatricksday

O tema da parada do Saint Patrick´s day inspirou-me desta vez e fez-me trazer para estas linhas essa mesma ideia. De facto as coisas boas acontecem quando estamos juntos, unidos, alinhados…quando estamos lado a lado. E isso aplica-se tanto ao festival irlandês que leva o seu povo e os turistas, que se identificam com o espírito, a vestirem-se de verde, como aos Santos Populares que também levam os portugueses a caminhar para os mesmos locais nas noites de folia e a vestir a camisola dessa época festiva. No St. António e no S. João a união faz a força e faz acontecer coisas únicas nesses memoráveis dias de Junho. 

A diferença está nos outros dias. Quando murcham os manjericos e se arrumam os martelinhos, os portugueses voltam a carregar o semblante, a viver para si sem ter em conta os outros e a criticar tudo o que se faz e não se faz, em especial, claro, o próprio país e os portugueses, enquanto que os irlandeses continuam em linha com o espírito de união. Mais do que isso: com o orgulho de ser irlandês! Eles têm uma característica: dão sem estar à espera do que ganham em troca…

O “The gathering Ireland 2013” é o melhor exemplo. O projeto que este ano vai celebrar todos os símbolos irlandeses, da cultura à gastronomia, passando pela tradição, negócios, desporto até ao irish sense of fun, tem como missão promover o amor dos irlandeses ao país e às suas raízes. Os irlandeses querem contagiar o mundo com a sua criatividade e  profissionalismo. E talvez seja mesmo esse profissionalismo que os diferencia… Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque! Lá não se brinca em trabalho. As reuniões começam às 7h da manhã, se for necessário (o que nos aconteceu com algumas entrevistas) e durante as horas de trabalho é com rigor, seriedade e eficácia que se convive. Não se leva a amizade para o escritório. Mas ela está lá. Sente-se respeito entre pares. E muita organização.

IMTB_Irlanda_imprensaportuguesa

Esta marca da Irlanda é algo que eles assumem como muito importante para a sua imagem no mundo. Uma imagem de marca de um país que se sustenta também, e muito, no poder de promoção do St.Patrick´s Festival que este ano, na People’s Parade recebeu mais de 6 mil convidados para mostrar a Irlanda ao mundo. A comitiva de jornalistas contava com mais de 50 profissionais, da Índia, aos Estados Unidos, passando pela China, Angola até Portugal. Foi com orgulho que percebemos que o Imagens de Marca fez história!

A nossa equipa de reportagem foi a primeira equipa nacional a fazer cobertura do evento, no local, e a primeira a integrar a lista de jornalistas internacionais. A experiência não podia ter sido melhor. A simpatia, profissionalismo, organização e a forma como cativaram os opinion makers mundiais foi exemplar. Uma boa inspiração para Portugal… pena que os nossos governantes não ponham os olhos nestes casos e os repliquem cá dentro para que também a nossa imagem possa correr o mundo!

Diz-se que o país com mais prémios Nobel de literatura por metro quadrado, que soube modernizar-se nas suas redes viárias, aéreas e no sector agrícola – entre muitos outros sectores – tem atraído investimento estrangeiro de alto valor para a sua economia e por isso está no TOP 5 em termos de força de marca no Ranking das Marcas Nação, da Brand Finance, e no TOP 10 nos processos produtivos sofisticados.

IMTB_Irlanda_espirito_irlandes

A Irlanda é a 42ª mais valiosa nation-brand do mundo. Está quase a meio da tabela mas tem muito potencial para subir no futuro e tornar-se numa das marcas país mais relevantes. Se o espírito de união dos irlandeses não for afetado pela crise, que também tocou o seu sistema financeiro e obrigou este país do norte da Europa a ser intervencionado, tal como aconteceu a Portugal (embora por motivos diferentes e com realidades que quase não se tocam), há seguramente grandes coisas que podem acontecer naquele território.

Decidida a descolar da imagem rural e a assumir-se como uma economia do século XXI, a Irlanda é hoje uma marca em mudança.

O Imagens de Marca Travel Brands dá-lhe a conhecer tudo isto numa emissão que vai levá-lo a entrar no espírito irlandês. Eu vou estar à sua espera em Dublin, (desta vez de chapéu de chuva na mão) cidade que me recebeu no fim de semana de St.Patrick com o verde a dominar as cores desta viagem e que me fez regressar a Portugal ainda com mais certeza que as grandes coisas acontecem quando nos unimos.

Na secção Travel Brands – Irlanda não deixe de ver:

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
5 votos
Loading ... Loading ...
Cristina Amaro, Diretora Editorial e Pivot Imagens de Marca

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.