Iniciativa de “public engagement” promove sustentabilidade nas escolas com o Governo
Trata-se do Projeto 80 apresentado hoje em Lisboa e que fez regressar à escola por alguns largos minutos, membros do governo e da sociedade civil. A GCI, organizadora dos Green Project Awards, é a mentora do projeto que irá envolver toda a comunidade escolar de norte a sul do país, e destaca o tempo recorde em que todos os parceiros governo e organizações da sociedade civil conseguiram sentir-se motivados a unir esforços (ainda dentro do atual período letivo) para colocar a iniciativa em marcha.
O projeto desafia as associações de estudantes das escolas do Ensino Básico e do Ensino Secundário a apresentarem projetos de sustentabilidade ambiental e promete premiar as melhores ideias com uma viagem às Instituições Europeias, em Bruxelas. Há uma estratégia de implementação e de comunicação adequada ao target jovem com particular destaque para os meios eletrónicos, investindo numa ativação nas redes sociais. O projeto arranca em janeiro com um roadshow que convoca os estudantes a deixar a sua marca, o seu oitenta em graffiti, numa carrinha “pão de forma” que começa a viagem sem cor e espera terminar coberta de ideias com os tons dos jovens.
Governo de Portugal fez-se representar na escola D. Dinis, pelos vários Secretários de Estado que apoiam o Projeto 80, desde o Desporto e Juventude passando pelo Ensino e Administração Escolar até ao Ambiente e Ordenamento do Território.
É preciso incentivar o associativismo e segundo o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Miguel Mestre, está iniciativa é nesta vertente muito relevante. O mesmo responsável do governo afirma que existe da parte do executivo essa preocupação com o incentivo à criação de novas associações juvenis e estudantis, através dos programas do IPDJ, que aumentou em 7% as verbas nos apoios concedidos este ano. No entanto, Alexandre Miguel Mestre, não quis precisar que investimento financeiro terá esta iniciativa por parte do estado e preferiu falar, de um projeto que dá “lugar às parcerias” com “ verbas sinergicamente encontradas”.
Uma sinergia estabelecida também com o Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, que na justificação do seu apoio ao Projeto 80, destaca a importância da participação dos alunos na educação ambiental e realça sobretudo as oportunidades que um desafio como este traz para a formação pessoal, profissional e económica. Na opinião de Pedro Afonso de Paulo, o ambiente é uma oportunidade para a transformação da organização das sociedades no modo de produzir.
O Projeto 80 é patrocinado pela Amb3E com um investimento de 40 mil euros. Segundo a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, este é um valor pouco significativo face a outros investimentos em comunicação, que no âmbito, por exemplo, da primeira licença (nos primeiros 5 anos de atividade) rondaram os 14 milhões de euros. Para a entidade gestora de resíduos eletrónicos, é preciso fazer mais com menos. Contudo, a espectativa quanto ao sucesso da iniciativa, é elevada, tendo em conta a experiência que a Amb3E tem neste tipo de projetos com a comunidade escolar.
Comentários (0)