A Vida já não é Bela

14 de novembro de 2012

A Vida já não é Bela

(atualizado)

Operação da empresa portuguesa em Espanha vendida à Smartbox

O Grupo francês estará também a analisar a operação no Brasil, mas não quis comprar a empresa em Portugal. Trata-se de uma informação que o Imagens de Marca está a tentar confirmar a qualquer momento com a Smartbox.

Depois das mais recentes notícias sobre a falência de A Vida é Bela no mercado nacional, o Imagens de Marca procurou obter, sem sucesso, uma explicação por parte da empresa de experiências, que, em comunicado a várias publicações, afirmou que tinha avançado com a suspensão da venda dos seus vouchers em Portugal. O Imagens de Marca sabe que a operação nacional terá ficado comprometida por atrasos no reembolso do IVA por parte do Estado à empresa, que ronda os 800 mil euros. As grandes superfícies atrasaram também os pagamentos e a partir desse momento terão começado os problemas de tesouraria. A Vida é Bela terá comunicado à imprensa que está a equacionar uma adesão ao PER – Plano Especial de Revitalização do governo, que tem como objetivo a reestruturação da dívida à banca de forma a ultrapassar os constrangimentos de tesouraria.

O Imagens de Marca conseguiu saber junto de fonte no mercado, que terá havido negociações com a Smartbox para a venda da totalidade da operação em Portugal, Brasil e Espanha. No entanto o Grupo francês terá desistido da operação nacional devido às fracas perspetivas de vendas, tendo adquirido apenas a empresa La Vida es Bella.

Deco confirma reclamações e distribuidores estão a reagir

Em declarações ao Imagens de Marca, a Deco confirma que até ao momento já recebeu perto de 250 queixas de consumidores que compraram os pacotes de experiências e querem ver o seu dinheiro devolvido. A Associação de Defesa do Consumidor acredita que este número irá aumentar nos próximos dias. Os consumidores reclamam do facto de ter vouchers dentro do prazo e de estarem a ser recusados ou cancelados pelos vários parceiros.

A Deco confirma que tem procurado contatar A Vida é Bela, mas, até ao momento, não obteve qualquer resposta. Aconselha os consumidores a escrever à empresa, com seu conhecimento, a pedir o reembolso do dinheiro. No entanto a Associação de Defesa do consumidor reconhece que os pacotes comprados diretamente nos postos de venda da empresa ou através do site são os casos mais complicados de resolver, já que os restantes pontos de distribuição estão a fazer o respetivo reembolso ou a estabelecer acordos com os consumidores através de outros meios de compensação.

Alguns dos canais de distribuição destes produtos já garantiram ao Imagens de Marca que estão a compensar os consumidores e cada caso tem sido resolvido pacificamente. Filipe Viriato, diretor de Marketing da FNAC confirmou que “ A Vida é Bela suspendeu a sua atividade em Portugal, deixou de fornecer os seus kits e tais ações levaram a que a FNAC deixasse de distribuir os mesmos nas suas lojas. Aquilo que garantimos é que os clientes, que tenham adquirido kits da Vida é Bela nas nossas lojas, estão a ser devidamente reembolsados”. O mesmo responsável acrescentou ainda “penso que os nossos clientes entendem que a FNAC nãos é responsável por esta situação e que tudo faz para atenuar o incómodo neste processo”.

Grupo Odisseias assume posição de destaque no mercado

Os principais players deste negócio estão preocupados com o impacto que estas notícias possam ter junto do consumidor e esperam que o mercado não deixe de acreditar nesta oferta que já está bem implementada e é valorizada. Segundo um dos responsáveis pelo Grupo Odisseias, a estratégia está agora concentrada numa rápida substituição dos pacotes de A Vida é Bela nos lineares, para responder rapidamente à procura. A mesma empresa garante que existe uma relação estável com os vários parceiros e que estes estão empenhados em ajudar a manter a confiança dos consumidores. Com a saída da Smartbox de Portugal o ano passado e com a suspensão da atividade de A Vida é Bela, que detinha uma quota de 50 a 60% deste mercado, a Odisseias passa agora a destacar-se como líder no segmento das experiências.

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Maria José Martins

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