Numa altura em que Lisboa é invadida por milhares de turistas, interessados em descobrir os lugares que a cidade tem para oferecer, o Oceanário lança uma nova campanha publicitária. “O objetivo é atingir este ano os 700 mil turistas estrangeiros e colocar o Oceanário no «top of mind» dos spots a visitar na cidade”, explica Patrícia Filipe, Diretora de Comunicação do Oceanário de Lisboa.
À semelhança daquela que tem sido a estratégia dos últimos anos, esta é uma campanha que não exigiu um investimento avultado. “O investimento do Oceanário em publicidade é, de facto, muito reduzido. Esta campanha é assente em parcerias, e é por aí que atuamos, como a que temos com a agência Fisher+Bus. É uma parceria que já tem alguns anos, assente em valores de responsabilidade social”, esclarece Patrícia Filipe.
Os responsáveis deste espaço, construído em 1998 para a última Exposição Mundial do século XX dedicada aos Oceanos, afirmam que preferem canalizar a maior parte do seu investimento para o tratamento e qualidade das suas exposições. Desta forma “é possível estimular as pessoas a falar bem sobre o equipamento” e, por isso, “boas recomendações promovem novas visitas” (o denominado passa-a-palavra), conta Patrícia Filipe.
Ao longo dos anos a comunicação tem sido feita nos momentos em que existem novas razões para visitar o espaço, como as exposições, com campanhas como “Anfíbios, Interessantes por Natureza”, em 2010, e “Tartarugas Marinhas. A Viagem”, em 2011.
O site oficial e as redes sociais têm-se assumido como as principais plataformas utilizadas no contato com o visitante, e contam com a presença habitual do Vasco, mascote criada em 2006 e que tem ajudado a potenciar a missão do Oceanário, “Vamos Ajudar a Salvar e a Conversar os Oceanos”. A notoriedade alcançada junto do target infanto-juvenil tem proporcionado, segundo os responsáveis, o desenvolvimento de várias vertentes, como a comercial, pedagógica e lúdica.
Com uma média anual de 1 milhão de visitantes, nacionais e estrangeiros, para além de tentar proporcionar uma explosão de sentimentos a cada visitante, o Oceanário quer “promover a descoberta e a sensibilização, e também angariar fundos para continuar a fazer o seu trabalho ao nível da conservação”, conclui Patrícia Filipe.
Em breve, o Imagens de Marca mergulha na estratégia de comunicação do Oceanário, uma reportagem a ser emitida na Sic Notícias.
Comentários (0)