TEDx Barcelos: eu vou!

9 de abril de 2012

TEDx Barcelos: eu vou!

José Manuel Costa, Presidente GCI

A 28 de Abril, um sábado, estarei em Barcelos para participar na edição local da TEDx. Nesse dia, a cidade minhota junta-se ao Porto, Lisboa, Aveiro, Cascais, Braga e Guimarães na divulgação do espírito TED: fomentar a troca de ideias e o trabalho em equipa. Fazer diferente.

Como eterno insatisfeito que sou, tento sempre fazer diferente, repensar os problemas e procurar um caminho pouco óbvio. É esse o tema, aliás, da TEDx Barcelos – Caminhos Diferentes.

Acompanho as TED há alguns anos e é com algum alívio que vejo, por todo o País, o aparecimento de cada vez mais conferências. Esta é a maior prova que há uma geração de empreendedores a entrar na nossa economia, algo absolutamente fulcral numa época em que os melhores nos trocam pelo Norte da Europa, Brasil, Angola ou Estados Unidos.

Sobre este TEDx, deixo-vos duas notas. Uma primeira sobre o Minho, região que está a ter um início de década explosivo, por bons e maus motivos. Por um lado, Braga e Guimarães dão cartas na inovação e empreendedorismo; a Universidade do Minho destaca-se no apoio ao emprego, na inovação e na aposta por projectos de sustentabilidade; e cidades como Barcelos colocam-se no mapa, por exemplo, com a organização de eventos como as TEDx.

A segunda nota – relacionada com a primeira – é sobre o grupo de jovens recém-licenciados que organizam a conferência. Explicou-me um deles, o Ricardo Galiza, que a organização da TEDx Barcelos tinha como objectivo combater a falta de dinamismo e de iniciativa naquela região.

Estando em Lisboa – e esta é parte negativa – por vezes esquecemo-nos que a crise não escapa às restantes regiões do País. No concelho de Braga, segundo os últimos dados do IEFP, o desemprego terá crescido 25% no último ano. Em muitos dos casos são os jovens, os recém-licenciados – estes coma a ajuda da academia – e os empreendedores que terão de dar a volta à situação.

Também por isso, iniciativas como a TEDx Barcelos são pontos fulcrais de partilha de conhecimento e motivação de um grupo de pessoas que, infelizmente, terão um futuro que parece menos risonho que o da minha geração, há largos anos. Também por isso não poderia recusar este convite.

PS: Apesar de já ter feito centenas de apresentações, esta é especial. Por isso – e porque o dia 28 está à porta – começa a crescer um nervoso miudinho. Podem acompanhar a TEDx Barcelos no Meo Canal. O número é o 484884.
Em Barcelos, e por aquilo que posso ver aqui (http://www.tedxbarcelos.com/oradores) serei o representante da comunicação. Tendo em conta que, o próprio TEDx, é um espectáculo de comunicação, terei certamente que dar o exemplo.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
2 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.