Há quanto tempo não faz uma reunião alargada com os seus stakeolders, de reflexão comercial sobre o seu negócio, de balanço e análise de oportunidades?
Se conseguir fazer um trabalho de preparação e planeamento futuro, vai conseguir ganhar uma nova perspetiva sobre a forma como a sua estratégia comercial deve ser desenhada e estruturada.
Pensar o mercado, ou seja, pensar a forma como a empresa se estrutura para chegar ao mercado. Esta abordagem é válida para todos os setores e mercados. No entanto, deve estar 100% alinhada com o posicionamento pretendido para cada marca/empresa, bem como com o target de clientes que se pretende atingir.
Defendo que o mais importante é existir um claro alinhamento entre todas estas competências de forma a ser possível desenhar um plano e depois executá-lo com muita disciplina e persistência. É uma das alavancas mais importantes para melhorar os resultados dos negócios. Na sua essência, é a forma como a empresa se alinha à evolução das necessidades de seus clientes – é o interface através do qual a empresa vende e serve a sua base e interage com novos/potenciais Clientes.
Esta reflexão envolve o maior número de questões estratégicas que uma empresa pode fazer, como por exemplo:
Quais os mercados a servir?
Qual o nosso target de Clientes?
Quais os canais?
Como é que a nossa oferta se adequa aos canais e mercado?
Qual a nossa proposta de valor para cada segmento de clientes?
Quais as nossas prioridades e calendário de inovação?
Um Plano Go-To-Market deve ser visto como um caminho de médio prazo com objetivos claros, bem como com as estratégias para os atingir.
stakeolders??