Terá a Meo os dias contados?

28 de outubro de 2014

Terá a Meo os dias contados?

Miguel Rangel, Director-Geral NUTRE Ind. Alimentares

Certamente muitos, como eu, se interrogam frequentemente sobre que razões e motivos poderão não perpetuar as instituições e organizações com as quais convivemos ao longo das nossas vidas. O que as pode fazer mudar? O que as pode fazer desaparecer? Quem as pode fazer derrubar sabendo que são tão grandes e poderosas?

Creio que este ano nos ajudou a perceber que não há, mesmo, marcas e organizações eternas por maiores, mais sólidas e poderosas que sejam ou por mais meios e recursos que pareçam ter.

2014 vai ficar marcado pelo desaparecimento repentino de um banco nacional cujas origens remontam há quase 150 anos; o abalo nos alicerces de confiança, reputação e credibilidade foi tal que hoje em dia falar de Espírito Santo, por mais contraditório que seja, é como falar de Satanás, tal o dano que os seus gestores lhe causaram…e os primeiros sintomas começaram nos clientes mais prevenidos que com uma antecipação que agora muito devem agradecer, começaram lentamente, mas de forma contínua, a abandonar o banco, a retirar de lá as suas poupanças e investimentos e a procurar refúgio mais seguro noutras instituições financeiras.

O ano ainda não acabou e, ou muito me engano, ou começou a ser traçado o caminho que levará à queda da Meo, por arrasto e arraso do que afecta a “mãe PT”. O abalo de credibilidade da empresa PT tem sido forte; a crise de Liderança apareceu e o carisma das cúpulas desapareceu; a solidez, outrora de inquestionável abalo, é hoje um castelo de cartas à mercê dos humores de uma qualquer brisa que se levante; os accionistas outrora unidos e alinhados estão hoje desavindos e ansiosos; no meio de toda esta convulsão está a marca Meo – a maior fonte de receitas da empresa.

Pouco a pouco a indefinição do topo vai afectando a actividade da marca principal, e a Meo tenderá a perder quota, a perder clientes e a perder vendas. Não estão afastados os cenários de compra por parte de outros operadores ou de uma eventual diluição por entre estruturas de potenciais novos accionistas o que ainda mais abala a segurança da empresa e os valores da marca; palatinamente os contratos não são renovados pelos grandes clientes; as campanhas mediáticas tendem a desaparecer por ausência de estratégia corporativa e com elas desaparecem, também, as mobilizações massivas de novos clientes; os serviços tenderão a ficar menos eficazes e, com menos clientes, cada vez estruturalmente mais onerosos enfim, uma série de indicadores que nos fazem pensar se a Meo poderá ter os dias contados…

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Comentários (17)

  1. Boa análise ! ” …tudo se transforma .”

    por: Alberta,
  2. A óbvia resposta à sua pergunta é não, não tem os dias contados! A marca meo, já ganhou o estatuto de marca/cliente. A marca é dos clientes que nela acreditam e continuam a acreditar. Verá que marcas como esta tudo ultrapassam porque têm a confiança dos mais importantes stakeholders que são os clientes e que têm o compromisso de bem fazer é fazer bem de todos os profissionais que no dia a dia tudo fazem para que os portugueses tentam serviços de comunicações de qualidade e uma marca na qual confiam para além duma empresa em que todos nós nos orgulha,os como portugueses. Não, não acredite que está marca tem os dias contados.

    por: Joaquim,
  3. Alguém que quer falar sobre uma marca, normalmente, estuda-a. Se não foi capaz de fazer uma coisa tão simples como descobrir o género da marca, é sinal de que não aprofundou o suficiente. É O MEO, não a MEO.

    por: Mª João Nogueira,
  4. Claro que terá os dias contados. E no mais provável cenário vai ser a Vodafone que a vai comprar. A PT desmorona-se aos bocados e o MEO vale dinheiro que à PT, em forçosa liquidação, faz falta. Deviam é ser responsabilizados civil e criminalmente os gestores da PT que se “suicidaram” no fundo roubando dinheiro aos pequenos accionistas.

    por: Jorge Oliveira e Sousa,
  5. “O” MEO continua é a contar os dias de lideranca do mercado!

    por: Tomas Castro,
  6. Caros comentadores, estarão a confundir “O” serviço MEO com “A” marca MEO?

    por: Rui,
  7. Confundir a PT SGPS com toda uma panoplia de empresas que constitui o grupo PT não é de grande inteligencia, muito menos nao saber distinguir a marca MEO do produto MEO.

    por: Miguel,
  8. Todos sabemos que a principal vantagem da PT sempre foi a capacidade de investimento, o acesso a talento e a recursos humanos muito bem preparados, os processos de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias para todos, principalmente na marca MEO!

    por: Alice,
  9. Como disse Miguel Almeida da NOS: “o futuro será brilhante, o MEO é uma grande empresa. Tem ativos extraordinários e um quadro de colaboradores excelente.”

    por: Rodrigo,
  10. Caros: marca e produto é a mesma coisa neste texto. Por um lado sofre a marca (em termos reputacionais e de imagem geral) e por outro sofre o produto (em qualidade e contratos). Parem de discutir o detalhe. Que mania portuguesa.

    por: Manel,
  11. Se é O meo ou A meo é completamente irrelevante. Fazer futurologia é fácil, mas de facto este artigo não mostrou grande capacidade de análise. Ficou por mencionar o que é realmente de valor: os trabalhadores da grande empresa que a PT é (porque uma empresa não é apenas quem a gere) continuam a dar no duro todos os dias para que os clientes tenham experiências de qualidade. Fomos os primeiros em muita coisa e CONTINUAMOS os melhores em muita coisa. A concorrência (e os calistas em geral) esfregam as mãos de contente com o aparente abalo. Mas manobras de especulação financeira à parte (abram os olhinhos), aconteça o que acontecer, mesmo que a PT seja vendida, as pessoas que cá trabalham não desaparecem (uma parte certamente que sim, mas não todas) e esse é o maior trunfo da empresa e da marca MEO. Foram as pessoas que desenvolveram os produtos inovadores, que ganharam prémios, que proporcionaram boas experiências aos clientes. A máquina “PT/MEO/SAPO/INOVAÇÃO” continua a trabalhar e não vai parar. O futuro dirá o resto.

    por: Andreia,
  12. Andreia! Muito bem dito! Concordo.

    por: Joaquim,
  13. Dias contados, não sei. Mas perda exponencial de cliente e descredibilidade da marca, não tenho dúvidas. E muito se deve pela aquisição de profissionais/comerciais que burlam descaradamente os clientes, pela falsificação de contratos, sendo esta a operadora que tem mais participações/queixas nas entidades policiais e judiciais neste sentido.

    por: Isabel,
  14. A PT esta muito a frente da concorrencia.E os clientes sabem disso.Sem hipoteses..

    por: marcio ricardo,
  15. É evidente que o leque de acontecimentos com o BES afetou diretamente a PT, que por sua vez vê a sua Marca/Produto MEO a ser posta em causa por jornalistas mediocres e mal informados que o que sabem fazer melhor é especular e provocar ainda mais a desconfiança aos consumidores. Mas a todos os que perdem tempo a ler estas notícias, fiquem sabendo que mesmo que a PT seja comprada, desmembrada e que o MEO venha a perder o nome da marca em que maior parte dos portugueses confia, os que lá ficam (os trabalhadores) têm a capacidade, a inteligência, recursos e meios para reinventar uma nova marca/produto ainda mais forte e melhor do que quem anda atrás ( concorrência ) a tentar ganhar o seu mercado. Não nos podemos esquecer que a guerra que anda a ser travada pelos acionistas só poderia estar a ser feita pela qualidade e capacidade dos técnicos altamente especializados que a PT dispõe nos seus quadros e a todos os trabalhadores em regime de outsourcing que todos os dias vestem a camisola para estes possam cada vez mais lucrar com isso. É uma profunda injustiça que o valor das ações em bolsa não reflitam o valor real da qualidade humana e tecnológica que a PT tem. No fim, desaparecem as marcas/produtos mas ficam as pessoas!

    por: PB,
  16. Li com atenção o artigo e todos os comentários e do meu ponto de vista:
    A futurologia é uma ciência desconhecida e pouco enriquecedora para qualquer empresa, mas o facto é que a empresa PT/MEO/SAPO/whatever :) descobriu ao longo dos anos concorrência que foi dominando com o monopólio das infra estruturas que ainda detem. Não me acredito que feche de vez, mas que está completamente desmotivada e desorientada, isso está! é claro que os seus colaboradores mais activos vêm para aqui defender com unhas e dentes a sua camisola. Normal! mas a realidade está á vista de todos.

    por: Paulo P,
  17. GOSTARIA DE APROVEITAR AQUI ESTA OPORTUNNNIDADE PARA UM PEQUENO/GRANDE DESABAFO.
    EU SOU CLIENTE DA MEO E ESTOU SATISFEITO COM OS SERVIÇOS.
    FIZ UMA COMPRA DE UM TELEMÓVEL MICROSOFT NO VALOR DE 99.00€UROS NA LOJA MEO NO CENTRO COMERCIAL AQUA EM PORTIMÃO, E NÃO FIQUEI NADA MESMO NADA SATISFEITO.
    APÓS 14 HORAS DEPOIS DE TER FEITO A COMPRA DO TELEMÓVEL, E DE TER PEDIDO PARA ME BLOQUEAREM O MEU CARTÃO, QUE SE ENCONTRAVA NO MEU IFHONE QUE EU HAVIA PERDIDO, PEDI PARA ME DAREM UMA SEGUNDA VIA E COM O MESMO NÚMERO QUE ERA HABITUAL, DISSERAM-ME QUE SIM E QUE NÃO HAVERIA PROBLEMA ALGUM.
    ATÉ AO DIA SEGUINTE EU NÃO USEI O TELEFONE NOVO, E CERCA DAS ONZE DA MANHÃ FUI PARA LIGAR PARA A MINHA ESPOSA E É CLARO QUE NÃO CONSEGUI.
    LOGO NA PARTE DA TARDE APÓS TER SAÍDO DO TRABALHO, PASSEI NA LOJA PARA APRESENTAR RECLAMAÇÃO E DIZER QUE NÃO QUERIA MAIS AQUELE TELEMÓVEL E QUE QUERIA TROCAR POR UM HIFONE 6.
    NÃO ACEITARAM A MINHA PROPOSTA VIM EU PARA CASA CHATEADO E DE QUE MANEIRA.
    SOU UM CLIENTE QUE PAGA TODOS OS MESES HÁ MEO CERCA DE QUASE 80.00€, E NÃO CONSIGO PERCEBER PORQUE MAL TRATAM ASSIM OS CLIENTES.

    por: joão Francisco Furtado Trindade,

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