Certamente muitos, como eu, se interrogam frequentemente sobre que razões e motivos poderão não perpetuar as instituições e organizações com as quais convivemos ao longo das nossas vidas. O que as pode fazer mudar? O que as pode fazer desaparecer? Quem as pode fazer derrubar sabendo que são tão grandes e poderosas?
Creio que este ano nos ajudou a perceber que não há, mesmo, marcas e organizações eternas por maiores, mais sólidas e poderosas que sejam ou por mais meios e recursos que pareçam ter.
2014 vai ficar marcado pelo desaparecimento repentino de um banco nacional cujas origens remontam há quase 150 anos; o abalo nos alicerces de confiança, reputação e credibilidade foi tal que hoje em dia falar de Espírito Santo, por mais contraditório que seja, é como falar de Satanás, tal o dano que os seus gestores lhe causaram…e os primeiros sintomas começaram nos clientes mais prevenidos que com uma antecipação que agora muito devem agradecer, começaram lentamente, mas de forma contínua, a abandonar o banco, a retirar de lá as suas poupanças e investimentos e a procurar refúgio mais seguro noutras instituições financeiras.
O ano ainda não acabou e, ou muito me engano, ou começou a ser traçado o caminho que levará à queda da Meo, por arrasto e arraso do que afecta a “mãe PT”. O abalo de credibilidade da empresa PT tem sido forte; a crise de Liderança apareceu e o carisma das cúpulas desapareceu; a solidez, outrora de inquestionável abalo, é hoje um castelo de cartas à mercê dos humores de uma qualquer brisa que se levante; os accionistas outrora unidos e alinhados estão hoje desavindos e ansiosos; no meio de toda esta convulsão está a marca Meo – a maior fonte de receitas da empresa.
Pouco a pouco a indefinição do topo vai afectando a actividade da marca principal, e a Meo tenderá a perder quota, a perder clientes e a perder vendas. Não estão afastados os cenários de compra por parte de outros operadores ou de uma eventual diluição por entre estruturas de potenciais novos accionistas o que ainda mais abala a segurança da empresa e os valores da marca; palatinamente os contratos não são renovados pelos grandes clientes; as campanhas mediáticas tendem a desaparecer por ausência de estratégia corporativa e com elas desaparecem, também, as mobilizações massivas de novos clientes; os serviços tenderão a ficar menos eficazes e, com menos clientes, cada vez estruturalmente mais onerosos enfim, uma série de indicadores que nos fazem pensar se a Meo poderá ter os dias contados…
Boa análise ! ” …tudo se transforma .”
A óbvia resposta à sua pergunta é não, não tem os dias contados! A marca meo, já ganhou o estatuto de marca/cliente. A marca é dos clientes que nela acreditam e continuam a acreditar. Verá que marcas como esta tudo ultrapassam porque têm a confiança dos mais importantes stakeholders que são os clientes e que têm o compromisso de bem fazer é fazer bem de todos os profissionais que no dia a dia tudo fazem para que os portugueses tentam serviços de comunicações de qualidade e uma marca na qual confiam para além duma empresa em que todos nós nos orgulha,os como portugueses. Não, não acredite que está marca tem os dias contados.
Alguém que quer falar sobre uma marca, normalmente, estuda-a. Se não foi capaz de fazer uma coisa tão simples como descobrir o género da marca, é sinal de que não aprofundou o suficiente. É O MEO, não a MEO.
Claro que terá os dias contados. E no mais provável cenário vai ser a Vodafone que a vai comprar. A PT desmorona-se aos bocados e o MEO vale dinheiro que à PT, em forçosa liquidação, faz falta. Deviam é ser responsabilizados civil e criminalmente os gestores da PT que se “suicidaram” no fundo roubando dinheiro aos pequenos accionistas.
“O” MEO continua é a contar os dias de lideranca do mercado!
Caros comentadores, estarão a confundir “O” serviço MEO com “A” marca MEO?
Confundir a PT SGPS com toda uma panoplia de empresas que constitui o grupo PT não é de grande inteligencia, muito menos nao saber distinguir a marca MEO do produto MEO.
Todos sabemos que a principal vantagem da PT sempre foi a capacidade de investimento, o acesso a talento e a recursos humanos muito bem preparados, os processos de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias para todos, principalmente na marca MEO!
Como disse Miguel Almeida da NOS: “o futuro será brilhante, o MEO é uma grande empresa. Tem ativos extraordinários e um quadro de colaboradores excelente.”
Caros: marca e produto é a mesma coisa neste texto. Por um lado sofre a marca (em termos reputacionais e de imagem geral) e por outro sofre o produto (em qualidade e contratos). Parem de discutir o detalhe. Que mania portuguesa.
Se é O meo ou A meo é completamente irrelevante. Fazer futurologia é fácil, mas de facto este artigo não mostrou grande capacidade de análise. Ficou por mencionar o que é realmente de valor: os trabalhadores da grande empresa que a PT é (porque uma empresa não é apenas quem a gere) continuam a dar no duro todos os dias para que os clientes tenham experiências de qualidade. Fomos os primeiros em muita coisa e CONTINUAMOS os melhores em muita coisa. A concorrência (e os calistas em geral) esfregam as mãos de contente com o aparente abalo. Mas manobras de especulação financeira à parte (abram os olhinhos), aconteça o que acontecer, mesmo que a PT seja vendida, as pessoas que cá trabalham não desaparecem (uma parte certamente que sim, mas não todas) e esse é o maior trunfo da empresa e da marca MEO. Foram as pessoas que desenvolveram os produtos inovadores, que ganharam prémios, que proporcionaram boas experiências aos clientes. A máquina “PT/MEO/SAPO/INOVAÇÃO” continua a trabalhar e não vai parar. O futuro dirá o resto.
Andreia! Muito bem dito! Concordo.
Dias contados, não sei. Mas perda exponencial de cliente e descredibilidade da marca, não tenho dúvidas. E muito se deve pela aquisição de profissionais/comerciais que burlam descaradamente os clientes, pela falsificação de contratos, sendo esta a operadora que tem mais participações/queixas nas entidades policiais e judiciais neste sentido.
A PT esta muito a frente da concorrencia.E os clientes sabem disso.Sem hipoteses..
É evidente que o leque de acontecimentos com o BES afetou diretamente a PT, que por sua vez vê a sua Marca/Produto MEO a ser posta em causa por jornalistas mediocres e mal informados que o que sabem fazer melhor é especular e provocar ainda mais a desconfiança aos consumidores. Mas a todos os que perdem tempo a ler estas notícias, fiquem sabendo que mesmo que a PT seja comprada, desmembrada e que o MEO venha a perder o nome da marca em que maior parte dos portugueses confia, os que lá ficam (os trabalhadores) têm a capacidade, a inteligência, recursos e meios para reinventar uma nova marca/produto ainda mais forte e melhor do que quem anda atrás ( concorrência ) a tentar ganhar o seu mercado. Não nos podemos esquecer que a guerra que anda a ser travada pelos acionistas só poderia estar a ser feita pela qualidade e capacidade dos técnicos altamente especializados que a PT dispõe nos seus quadros e a todos os trabalhadores em regime de outsourcing que todos os dias vestem a camisola para estes possam cada vez mais lucrar com isso. É uma profunda injustiça que o valor das ações em bolsa não reflitam o valor real da qualidade humana e tecnológica que a PT tem. No fim, desaparecem as marcas/produtos mas ficam as pessoas!
Li com atenção o artigo e todos os comentários e do meu ponto de vista:
A futurologia é uma ciência desconhecida e pouco enriquecedora para qualquer empresa, mas o facto é que a empresa PT/MEO/SAPO/whatever descobriu ao longo dos anos concorrência que foi dominando com o monopólio das infra estruturas que ainda detem. Não me acredito que feche de vez, mas que está completamente desmotivada e desorientada, isso está! é claro que os seus colaboradores mais activos vêm para aqui defender com unhas e dentes a sua camisola. Normal! mas a realidade está á vista de todos.
GOSTARIA DE APROVEITAR AQUI ESTA OPORTUNNNIDADE PARA UM PEQUENO/GRANDE DESABAFO.
EU SOU CLIENTE DA MEO E ESTOU SATISFEITO COM OS SERVIÇOS.
FIZ UMA COMPRA DE UM TELEMÓVEL MICROSOFT NO VALOR DE 99.00€UROS NA LOJA MEO NO CENTRO COMERCIAL AQUA EM PORTIMÃO, E NÃO FIQUEI NADA MESMO NADA SATISFEITO.
APÓS 14 HORAS DEPOIS DE TER FEITO A COMPRA DO TELEMÓVEL, E DE TER PEDIDO PARA ME BLOQUEAREM O MEU CARTÃO, QUE SE ENCONTRAVA NO MEU IFHONE QUE EU HAVIA PERDIDO, PEDI PARA ME DAREM UMA SEGUNDA VIA E COM O MESMO NÚMERO QUE ERA HABITUAL, DISSERAM-ME QUE SIM E QUE NÃO HAVERIA PROBLEMA ALGUM.
ATÉ AO DIA SEGUINTE EU NÃO USEI O TELEFONE NOVO, E CERCA DAS ONZE DA MANHÃ FUI PARA LIGAR PARA A MINHA ESPOSA E É CLARO QUE NÃO CONSEGUI.
LOGO NA PARTE DA TARDE APÓS TER SAÍDO DO TRABALHO, PASSEI NA LOJA PARA APRESENTAR RECLAMAÇÃO E DIZER QUE NÃO QUERIA MAIS AQUELE TELEMÓVEL E QUE QUERIA TROCAR POR UM HIFONE 6.
NÃO ACEITARAM A MINHA PROPOSTA VIM EU PARA CASA CHATEADO E DE QUE MANEIRA.
SOU UM CLIENTE QUE PAGA TODOS OS MESES HÁ MEO CERCA DE QUASE 80.00€, E NÃO CONSIGO PERCEBER PORQUE MAL TRATAM ASSIM OS CLIENTES.