Quem me conhece sabe que considero Setembro o verdadeiro início do ano. No mundo empresarial, não tenho dúvidas que Setembro é o mês ideal para iniciar novos ciclos e renovar a e motivação para mais um ano de trabalho, como se de uma época desportiva se tratasse – é assim que acontece, na GCI, há 21 anos.
Já o escrevi um dia – provavelmente neste mesmo espaço de opinião – que muitas das minhas ideias para novos projectos surgiram em viagens, momentos de descontração e lazer, em pausas estivais.
Este é também um regresso diferente dos últimos anos. O mercado está hoje menos fechado e mais dinâmico, fruta de uma evolução dos factores económicos mas também da mentalidade e arrojo das marcas e empresas.
Como já referi diversas vezes, as PR têm de encontrar o seu papel num mercado crescentemente complexo e com fronteiras cada vez mais imperceptíveis. Hoje, ser bom não basta. Há que complementar a execução com a inovação, integrando a consultoria de comunicação com as outras vertentes do marketing.
Tal como as equipas de futebol que fazem a pré-epoca, também nas empresas existe um período de experiências, perceber para onde vai – e o que quer – o mercado e rapidamente implementar as estratégias definidas.
E se nunca como este ano o futebol português esteve tão interessante, também no sector da comunicação será o mais difícil ano para qualquer consultora e profissional. Sempre foi assim, e julgo que sempre assim será.
Assistiremos à mudança de algumas cadeiras, tal como as equipas trocam jogadores, com muitas contratações e novidades accionistas em breve. E cá estaremos para falar delas.
Comentários (0)