As vendas foram sempre o “motor” de qualquer negócio e um fator essencial para o desenvolvimento sustentado de uma empresa.
As empresas de sucesso e com ambição, atuam de forma integrada e consistente, para dinamizar a sua ação comercial: com visão estratégica e, ao mesmo tempo, com planos de ataque concretos que permitam a obtenção de resultados sólidos.
Numa época de recuperação económica, as decisões de direção comercial assumem cada vez maior importância em duas dimensões: na consolidação da empresa no seu mercado / clientes atuais e na captação de novos clientes.
Para ter a certeza que o seu “motor de vendas” está com bom rendimento, deve assegurar que a sua empresa:
- Tem uma política comercial formalmente definida, alinhada com os objetivos da empresa e com a estratégia de marketing
- Está a melhorar a compreensão do mercado e do ambiente competitivo
- Organiza e dinamiza a equipa comercial, tornando-a mais competente
- Aprofunda a relação com os clientes e desenvolve mecanismos para uma gestão mais eficaz
- Tem um processo de gestão de inovação que considera produtos e processos
Incorporar novas nas práticas, incentivar a orientação para resultados, dispor das ferramentas certas de direção comercial, nomeadamente, o Plano de Gestão Comercial, será a melhor forma de garantir um bom desempenho para o seu negócio.
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