O mundo da tecnologia move-se tão depressa que cada mudança acelera a mudança seguinte. No entanto a essência do marketing, a definição de uma proposta de valor competitiva, mantêm-se!
Hoje a abordagem de marketing combina a interação offline e online, combina estilo com substância na construção de marcas e complementa a conectividade máquina a máquina, com o contacto humano a humano, para reforçar o envolvimento.
O marketing digital não deve substituir o marketing tradicional. Ambos devem existir ao longo do percurso com cliente/consumidor. Na primeira fase de interação entre marcas e consumidores, o marketing tradicional desempenha um papel importante na criação de reconhecimento e interesse. Quando essa interação evolui, os clientes exigem relações mais próximas com as empresas e nessa fase a importância do marketing digital aumenta.
Apesar de não existirem fronteiras rígidas, genericamente podemos afirmar que o papel mais importante do marketing digital consiste em fomentar a ação e a preferência pela marca. Como o marketing digital “presta mais contas” do que o marketing tradicional, a sua principal função é promover resultados e conversão em vendas. Será necessário mais marketing digital na justa medida que a marca intervém mais na jornada de compra do cliente.
No futuro, o marketing vai estar mais concentrado no ser humano, para abranger todos os aspetos do percurso e experiência do cliente e a automação vai fazer parte do dia a dia dos marketeers.
Rafael Cerveira Pinto, Managing Partner Squadra
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