Qual o futuro do hotel de 3 estrelas?

11 de janeiro de 2013

Qual o futuro do hotel de 3 estrelas?

Rafael Cerveira Pinto, Managing Partner Squadra – marketing & sales consultants

Sabemos que o mundo mudou, que estamos perante um novo cenário competitivo, e que temos que reagir – manter status quo pode ser fatal!

Há uma tendência clara para a procura dos extremos, o “low cost” ou “luxo”.

Um consumidor tipo, decide fazer um fim de semana de escapada e opta pelo transporte aéreo low cost porque é para satisfazer uma necessidade básica, provavelmente vai jantar a um restaurante da moda porque é cool e vai optar por uma estadia num hotel central de 4 ou 5 estrelas, porque valoriza essa experiência de bom serviço, conforto e segurança – porque é isso que lhe dá o maior prazer… e já não é assim tão caro!

A inteligência comercial das empresas passa por antecipar a atualização da sua oferta a estas novas tendências – em termos de marketing, tudo o resto é válido.

Se estamos a gerir um Hotel de 3 estrelas generalista, já deu para perceber que o conceito está completamente out, porque já está fora do “radar” das opções de compra da maioria dos Clientes. Então ou renovamos o conceito para algo mais autêntico e posicionado como um hotel temático/ especial, pela razão A, B ou C ou então, manter o modelo será sinónimo de  morte lenta.

Trata-se apenas de um exemplo para alertar os gestores que, se tem as suas marcas posicionadas como generalistas, em qualquer setor, tem o risco de vir a ter sérios problemas de rentabilidade, precisamente porque o Cliente procura os extremos.

Como resolver? Garantir que a sua marca / oferta tem um posicionamento diferente da concorrência, mas relevante para o consumidor final.

Faça esta pergunta a si próprio – qual a razão que o Cliente/Consumidor tem para comprar a sua marca em vez da concorrência? Se conseguir responder de forma idêntica à opinião dos seus Clientes, tem um bom futuro pela frente.

Depois valerá a pena olhar para a forma como a marca é promovida junto dos seus públicos e como esta está acessível, porque assim como mudam os comportamentos de consumo, também mudam os comportamentos de compra. A compra e o pagamento via internet têm de ser muito simples, fáceis e rápidos.

Encontre os parceiros certos para atualizar a sua marca, para alinhar a estratégia com a atividade de vendas, mantenha a disciplina e persistência, e vai posicionar a performance da sua empresa num outro nível.

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