As legislativas de 2015 trazem um grande desafio às empresas que procuram entrar no ciclo mediático: falta de espaço editorial para exporem os seus produtos, ideias, inovações, trabalhos, campanhas, estratégias, resultados, apresentações, renovações, reestruturações, lançamentos, relançamentos ou simplesmente fait divers.
Aliás, esta tendência pode ser observada já este ano – nas últimas semanas, sobretudo. A campanha eleitoral já começou e sobra pouco espaço para conteúdos que não estejam directamente ligados ao tema.
Este é um desafio brutal para as consultoras de PR.
Na última década, muito se escreveu sobre a necessidade das consultoras de comunicação em criar novas competências para enfrentar o caos da nova era comunicacional. Muitos de nós apetrechámo-nos com essas competências, investimentos em especialistas em redes sociais, conteúdos, design ou até publicidade. Tornámo-nos mais próximos dos nossos parceiros de sector sem perdermos a nossa característica única e que nos coloca sempre um passo à frente deles: a consultoria de comunicação.
Agora, chegou a altura de recuperarmos as nossas credenciais-base, o nosso core business. As acções de media relations, public affairs e os projectos especiais de comunicação irão fazer de 2015 o ano do Back To Basics da comunicação. Conjugar estas competências com as (antigas) novas disciplinas da comunicação será o grande desafio dos próximos tempos.
Para tal, é preciso que as empresas liguem as suas competências-chave a parceiros estratégicos, dentro e fora da área da comunicação, pelo que as grandes e históricas consultoras levam vantagem nesta nova realidade. Mas estarão todas prontas?
Comentários (0)