O city marketing é utilizado ao serviço da conceção, gestão e promoção de cidades com o objetivo de aumentar a atratividade junto de públicos internos e externos.
A implementação profissional de uma marca territorial é um instrumento eficaz de desenvolvimento local, que promove a atividade de exportação e turismo e acima de tudo, consegue ter um “magnetismo” para atrair novos investimentos.
A marca de uma cidade está intimamente ligada ao seu passado e ao seu destino futuro. De modo semelhante às marcas comerciais, em que a imagem e a reputação são construídas sobre fatores de confiança e satisfação do cliente, a marca de uma cidade é determinada pela sua cultura, ideais políticos e políticas. Numa Europa desenvolvida, muitas cidades oferecem “produto” semelhante (território, infraestruturas, pessoas, educação, modelo de governação…), pelo que terão de competir muitas vezes a uma escala multinacional.
Em termos de marketing holístico, temos o exemplo, o “ Circuito Internacional da Boavista” no Porto.
A cidade conseguiu retomar uma tradição de 45 anos de história, adaptá-la aos dias de hoje e lançar, em 2005, um projeto de âmbito nacional e internacional. Passadas as 5 primeiras edições – 2005, 2007, 2009, 2011, 2013 – e depois de ter conquistado a presença de uma prova a contar para o campeonato do mundo (WTCC), ao nível de impacto externo via transmissão TV / Eurosport, este evento alcança 56 países e mais de 135 milhões de lares – um contributo muito valioso para a promoção turística do destino Porto. Ao nível interno, este evento garante o retorno direto do investimento para a cidade, faz as delícias de todos os portugueses amantes de corridas de automóveis e também de todos os que não querem perder a oportunidade de ver a cidade ainda mais cheia de vida e charme, num reencontro com o seu passado, fortemente marcado pelo ritmo e pela animação de um acontecimento único:
“o melhor acontecimento de desporto automóvel” em Portugal, como foi descrito; um excelente exemplo de city marketing.
A notoriedade, a reputação positiva e a imagem de uma cidade é o seu ativo mais valioso e uma fonte de riqueza futura para os seus residentes e agentes económicos.
Mais importante do que as corridas, foi o Red Bull Air Race, mas o “city marketing” de Lisboa conseguiu acabar com isso…
Também a nova imagem/marca da cidade parece querer destruir a reputação que o Porto ganhou nos últimos anos….Ponto.