É preciso reinventar as associações de estudantes do ensino básico e secundário, entidades que foram perdendo motivação e raio de acção nos últimos anos – última década e meia – e que podem ser importantes laboratórios de inovação e experiências profissionais para os jovens dos 13 aos 17 anos – sobretudo estes.
Numa altura em que se fala apenas de cortes, o IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude) aumentou em 7% as verbas para a criação de novas associações juvenis e estudantis, uma prova bem clara da estratégia do Governo para esta faixa etária: dar ferramentas aos jovens para que estes sejam empreendedores, desenvolvam projectos na área do ambiente – e outras – e assumam as suas responsabilidades.
Esta é a base de trabalho do Projeto 80, uma iniciativa da GCI e de várias entidades governamentais e não-governamentais, que foi apresentada em Dezembro e está agora no terreno: as escolas.
O roadshow arrancou a 29 de Abril e já passou por Lisboa, Setúbal, Santarém, Coimbra e Aveiro. Vai estar ainda no Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança, na próxima semana, e continuará pelas escolas do País até 27 de Maio.
Para além de toda a sequência motivacional do projecto – que inclui um concurso e culmina com o prémio Iniciativa Jovem, do Green Project Awards – há aqui uma base de trabalho muito interessante e que dará aos jovens uma outra perspectiva do que pode ser o seu futuro.
Não sou eu que tenho de falar no trabalho da GCI, porque a lidero, mas creio que este é o tipo de projectos que as consultoras de Public Relations devem desenvolver. Qualquer que seja o modelo de negócio envolvido.
Ideias não nos faltam – tempo para as colocarmos em marcha sim, por vezes – e continuaremos a trabalhar em projectos que sejam relevantes e diferenciadores na sociedade portuguesa.
A menor pujança financeira dos tempos que vivemos não pode ser desculpa para a inacção e inércia. Os desafios são tremendos, cada vez maiores, mas só chegaremos a 2015/2016 com uma sociedade coesa se todos fizermos o nosso papel.
Esta é, também, uma oportunidade para as consultores de PR subirem na pirâmide de construção de valor do sector do marketing. Há anos que reclamamos o novo verdadeiro papel – não podemos desperdiçar esta oportunidade.
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