Odeio publicidade

13 de janeiro de 2014

Odeio publicidade

João Geada, Zé da Zémaria

Como faço muitas vezes, introduzo esta minha opinião referindo que trabalho em publicidade há vinte cinco anos. São duas décadas e meia dedicadas a um sonho que, depois de todo este tempo, concluo nunca se ter materializado.

Vinte e cinco anos a estudar, a aprender, a aprimorar as minhas competências, a cometer erros que tardaram demasiado em servir de lição, porque finalmente percebi que tudo o que odeio na publicidade, que durante tanto tempo fui aguentando por acreditar que era uma pequena parte de uma actividade que tem tudo para ser uma experiência de vida incrível e compensadora, não é e nunca será, pelo menos no meu tempo cá na terra, a excepção. Será sempre a regra e a regra é abaixo de bicho.

A regra é encher sempre os mesmos media, e isto já inclui os novos e os ‘digitais’, com anúncios, no sentido literal da palavra, que levam com um processo de ‘embelezamento’ composto de uma camada de verniz estético e estilístico, que lhes dê a vaga possibilidade de parecer uma coisa profissional, um anúncio de publicidade. A regra é cada projecto ser uma guerra prestes a estoirar entre pessoas que era suposto serem aliadas e estarem a trabalhar para o mesmo propósito. A regra é toda a gente se levar demasiado a sério, ao ponto de tanta seriedade ser tudo menos uma coisa a sério. A regra é aceitar que quem nos paga para fazer o nosso trabalho, sabe fazê-lo melhor que nós, porque no final do dia, eles é que nos pagam os ‘overheads’, porque os salários já nem por isso. A regra é fazer dumping para ganhar concursos que acabam por não pagar sequer o passe aos estagiários. A regra é recrutar estagiários para fazer o trabalho que devia ser feito por seniores, porque de outra forma não dá para ser ‘competitivo’. A regra é pessoas que sempre se revelaram de uma mediocridade intelectual espampanante, subirem nas lideranças das agências, às vezes até aos mais altos patamares mundiais da indústria, apenas porque tem uma veia comercial que supera tudo, até a pilha de carcaças de pessoas e ideias que usaram como degraus. A regra é matar as pessoas a trabalhar para cumprir urgências misteriosas e depois esperar, mortos, por respostas que tardam meses, anos, ou nunca chegam. A regra é essas respostas serem negativas. A regra é quando são positivas, passarem invariavelmente por ter de fazer tudo outra vez. A regra é dar facadas nas costas dos mais vulneráveis, sempre que possível, para se sair bem no perfil do Linkedin. A regra é depender de investimentos de pessoas que não percebem nada disto e vão sempre tratar este negócio como uma coisa industrial, uma coisa de retalho, uma coisa financeira, em vez de um negócio que tem obrigatoriamente de ser humano, social e humanista. A regra é parecer moderno e actual, mas vestir os mesmos dogmas de sempre, com umas calças de ganga afuniladas e umas t-shirts giras. A regra é cada um por si e nunca, mas nunca, tentar o associativismo para garantir alguma dignidade, porque ‘há sempre uma agência disposta a quebrar o protocolo’. A regra é todas as agências tentarem ser iguais e todas parecerem profissionais aos olhos de um mercado profundamente inculto e até primitivo. A regra é toda a gente saber mais que o próximo, mesmo que nunca tenha feito nada que o legitime. A regra é complicar muito tudo para parecer que somos todos muito bons e muito importantes nos processos. A regra é estupidificar e manter as massas incultas, bimbas, iletradas, passivas, mas a consumir, porque estas massas não são pessoas como eu e você, são manadas de consumidores que reagem positivamente aos estímulos básicos que esta indústria teima em produzir, a um nível que pessoalmente considero poluição. A regra é fazer tudo para que o interesse, a genuinidade e a dedicação sejam directamente proporcionais à insatisfação, tristeza, frustração e até depressão. A regra é parecer que não há regras, mas haver demasiadas e serem quase todas más.

O que gosto não é disto e isto é como se trabalha em publicidade, por isso não sou publicitário. Aliás, odeio publicidade, o que amo, sempre amei e hei-de continuar a amar, são boas ideias para melhorar o mundo e a vida das pessoas.

Algumas delas às vezes são boa publicidade, mas isso não é regra, é a excepção que a confirma.

João Geada
Pessoa que na realidade nunca foi publicitária

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Comentários (31)

  1. Que bom texto e que grande, grande verdade.

    por: Ana Simões,
  2. Bom texto. Quase parece o mundo de um programador de software (e web). É tudo tão urgente que eu nem sei como é que o mundo continua a funcionar quando falhamos um prazo – e falhamos muitos, porque os prazos são quase sempre ridículos. O que parece (quase) nunca falhar é a imbecilidade de quem paga.

    por: António,
  3. ufa.. pensei que tinha sido esquizofrenia minha ver isto ainda durante o curso que não acabei… no fundo eu só queria ser criativo e criar filmes de 30 segundos que mudassem mentalidades e atitudes… numa escola sem programas de edição de imagem e com uma impressora a cores para 1500 alunos é fácil adivinhar que a veia comercial seria a mais importante ;)
    Obrigado por partilhar por experiência ;)

    por: Filipe Branco,
  4. António, de facto faz-me bem lembrar a vida de um programador web. É sempre tudo urgente..

    por: Elizabet,
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  13. Son billet etou sa vido seront publis et la gagnante rcompense dun accessoire Tigex ! Noublie pas que tu peux galement rejoindre xboter 2014

    por: Harriette Cyr,
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    por: Harriette Cyr,
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  19. Or la maison a en cette priode de redressement beaucoupLe premier service de microblogging chinois, Sina Weibo, a publié des pho xboter 2014

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  21. Le médecin devra senquérir du type dasthénie, de son horaire, des autres symptômes qui laccompagnent et surtout de son évolution xboter 2014

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  22. Un équivalent barbichu de Muriel Barbéry ou dAnna Gavalda « Il ne faudrait pas résumer Foenkinos à une sorte de version masculi xboter 2014

    por: Mellissa Wooden,
  23. Une semaine aprs, les deux tourtereaux partent Cannes pour un weekend en amoureux.Cependant, si la tumeur sinfiltre plus profon xboter 2014

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  24. cit. Dewa CS, Rochefort DA, Rogers J, Goering P.Jai reçu cette semaine cette crème sorbet désaltérante Caudalie . Je vais donc p xboter 2014

    por: Mellissa Wooden,
  25. Dassss, não tratem do spam nos comentários…

    por: Coiso e Tal,
  26. Jaurais personnellement aimé que le ton irrévérencieux soit mieux développé et que les poncifs du teenage movie soient un peu pl xboter 2014

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  27. Mauss dit Estce un faux twitter sous le nom de Parker HEADING BACK TO BORDEAUX NEXT WEEK TO TASTE 2011sABSOLUTELY NO INTEREST I xboter 2014

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  28. sealar que se vienen realizando las gestiones con el IPD para la llegada de la seleccin peruana categoraREQUERIDOS PARA LA PRCT xboter 2014

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  29. Il sagit de lAuberge du vieux logis, il est situé à La Madelaine sous Montreuil allez à Montreuil sur mer puis direction la mad xboter 2014

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  30. Gostei muito da publicidade desta empresa.

    por: TokuabingiDaniel,

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