O poder do momento e as redes sociais em 2014

8 de janeiro de 2014

O poder do momento e as redes sociais em 2014

Carolina Afonso, especialista em marketing

O início do ano é propício a reflexões, resoluções e tendências e sobre o futuro das redes sociais em 2014 já muito se escreveu. Antevisões como “os smartphones vieram para ficar e há que tirar partido do mobile” ou “o Google+ irá registar um grande incremento de utilizadores” ou ainda “a rede sensação de 2014 será o Instagram” são alguns dos prognósticos que muitos dos especialistas antevêem.
Destas análises destaco um artigo do PR Daily em que é explorada uma perspectiva diferente sobre o que 2014 poderá reservar na área das redes sociais. Neste é feita uma análise aos 10 melhores momentos das redes sociais em 2013 com o objectivo de tirar algumas evidências que possam sugerir um caminho para o que poderá ser uma tendência em 2014, se é que existem fórmulas. Dos 10 momentos destaco o tweet da Oreo durante o apagão do Super Bowl nos Estados Unidos da América (EUA) e o lançamento dos hashtags no Facebook.

Que evidências podemos destes casos inferir como eventuais tendências para este ano?

  • Nunca é demais recordar a acção desencadeada pela marca de bolachas Oreo, que aproveitou o apagão de 34 minutos que aconteceu durante o Super Bowl para lançar um oportuno tweet. Enquanto o estádio estava às escuras, a marca tweetou uma imagem aproveitando o inusitado acontecimento da falta de luz para promover as bolachas.
    A publicação tinha como copy “Falta de energia? Sem problemas”. Por sua vez na própria imagem podia ler-se: até no escuro dá para mergulhar a bolacha no leite (que é uma das formas mais populares de comer Oreo nos EUA). Este episódio veio demonstrar a força que o “poder do momento” têm na produção de conteúdos relevantes para a marca e de elevado impacto junto dos utilizadores das redes sociais. Trata-se pois de um bom exemplo de que em 2014 é importante estarmos sintonizados com o “aqui e o agora” e ter a capacidade de produzir conteúdo relevante no tempo mais oportuno possível.
  • Com introdução dos hashtags no Facebook até então popularizadas pelo Twitter verificou-se uma maior utilização destes pelas marcas. Este é um indício que em 2014 as marcas passarão a incorporá-los nos seus anúncios de TV, jornais, revistas e rádio com maior frequência para amplificar as suas campanhas nas redes sociais. Se ainda não domina a utilização dos hashtags fica desde já a dica para fazer deste um dos seus objectivos de 2014.
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