Criação de experiências através da tecnologia

23 de outubro de 2017

Criação de experiências através da tecnologia

Carolina Afonso, Professora Universitária / Marketing Manager

A penetração de smartphones no mundo vai continuar a crescer nos próximos anos. À medida que os utilizadores de smartphones consomem cada vez apps, sobretudo de entrerenimento e social media, os fabricantes investem em inovação explorando novas funcionalidades. Os grandes gigantes da área – Facebook, Google e Apple – estão também a apostar no desenvolvimento de câmeras e aplicações de realidade aumentada para smartphones e que possibilitam às marcas a criação de experiências de marca mais imersivas.

Penetração de smartphones no mundo (em unidades)

 grafico carolina 1

 Utilização do smartphone

 grafico carolina 2

Fonte: Flury Analytcis & Comscore

No caso do Facebook, em Abril na conferência F8, uma das frases mais emblemáticas proferidas por Mark Zuckenberg foi “A câmara é o elemento mais importante de um smartphone hoje em dia”.  Neste momento o Facebook pretende fomentar a utilização da câmara indo mais além do que meramente tirar fotos. Basicamente os esforços são no sentido de acrescentar um layer à realidade…e isto é, realidade aumentada. Para tal, o Facebook vai permitir aos developers em todo o mundo desenvolverem aplicações de realidade aumentada que possibilitam adicionar elementos artificiais que se sobrepõem ao mundo real e inclusivamente já disponibilizou algumas através do AR Studio.

Em Agosto a Google anunciava também uma nova plataforma para realidade aumentada para smartphones Android (ARCore) e a Apple lançou também o ARKit. Com o ARCore e o ARKit incorporados por fabricantes de smartphones nos seus equipamentos muitos milhões de consumidores irão ter experiências de realidade aumentada até ao final de 2018.

Para as marcas as aplicações para estas tecnologias tornar-se-ão mais evidentes ao passo que estas tecnologias atingem a sua maturidade e os preços começam a ser mais acessíveis. Tal irá permitir por exemplo o aparecimento de aplicações que incluem o reconhecimento físico dos espaços, fazer o tracking de objetos e projetar efeitos sobre o mundo real. Algumas marcas estão já a apostar em realidade aumentada, como a L’Óreal e a Acura, e o IKEA com o projeto que possibilita testar a colocação do mobiliário nas nossas casas, entre outras. Uma das vantagens destas tecnologias é ao nível do engagement, pois o nível de imersão conduz à vivência de emoções que aumentam o potencial de empatia e estreitam o relacionamento do consumidor com as marcas. Em 2018 vamos seguramente assistir a investimentos das marcas na criação destas experiências de marca com recurso à tecnologia.

Carolina Afonso, Professora Universitária / Marketing Manager

 

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Por Carolina Afonso

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