Num mercado livre, um cidadão comum faz as suas opções de consumo, procurando sempre as propostas de valor que melhor o satisfazem a cada momento.
As necessidades e os desejos são diferentes ao nível da classe, idade, rendimentos, no fundo, divergem conforme os hábitos e os estilos de vida de cada um.
Hoje são vários os desafios profissionais exigidos aos gestores: desenvolver práticas de gestão, melhoria de processos, organização da empresa, vendas, sistemas de informação, logística, entre outras, mas passarão sempre pelo desenvolvimento de uma Marca sedutora.
Como é que se chega lá? é a pergunta de um milhão de dólares!
As boas práticas de Branding alcançam-se essencialmente através do desenvolvimento de competências na área de marketing, porque é no conhecimento do consumidor/mercado, no correto posicionamento das dimensões da Marca e no acesso aos canais de distribuição, que assentam os factores críticos de sucesso de uma empresa.
O Marketing e a Inovação é o alicerce das empresas, principalmente na formulação estratégica e modelo de negócio, que define a “proposta de valor”.
O papel do Marketing é definir essa “fórmula”, acrescentar os atributos certos às Marcas, definir experiências de utilização extraordinárias e plenas de utilidade, de forma a estas apresentarem novos fatores de atratividade, afastando-se dos perigos da indiferenciação.
Analisar casos recentes como por exemplo, a marca Apple, ilustram bem que uma cultura inovadora, associada a uma visão de negócio estável e naturalmente a uma equipa muito profissional, é a receita para o sucesso.
Ou estavam a pensar que o Steve Jobs era “o Às dos Flippers” ?
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