“Numa relação” com os meus Clientes

8 de agosto de 2014

“Numa relação” com os meus Clientes

Rafael Cerveira Pinto, Squadra – marketing & sales consultants

Tenha novas perspetivas do seu negócio, que o ajudam a tomar decisões fundamentadas e rentáveis. Quais são os seus produtos ou serviços mais conhecidos? Qual desses tem uma margem de lucro maior? Qual é a percentagem de vendas proveniente de clientes existentes e qual a percentagem proveniente de clientes novos? Assim que tiver uma ideia mais exata sobre o desempenho da sua empresa, poderá tomar decisões mais acertadas sobre como impulsionar o seu negócio e aumentar o volume de vendas.

Estratégia: A forma como a sua empresa faz uma “segmentação” de Clientes, é o alicerce para uma política comercial bem sucedida.

É possível segmentar os clientes com base em diversas escalas de valores existentes, ou mesmo criados de acordo com a necessidade da empresa, como por exemplo: Premium, A´s; Bs´s, C´s.
Ao entender o perfil de cada público com que sua empresa se relaciona, poderá entender também qual o perfil de seu público alvo, ou seja, os seus clientes de maior valor, e por consequência, determinar políticas para aumentar o número destes clientes, aumentando diretamente o seu lucro. Depois de criar a sua própria segmentação, interessa definir um plano comercial, com objetivos, recursos, políticas e orçamentos.

Tática: depois de ter os Clientes identificados e segmentados, já sabe quem deverá contactar, quando e porquê, podendo centrar a sua atenção nas vendas e atividades de marketing de forma mais eficaz e produtiva. Hoje em dia, há boas ferramentas de CRM que lhe permite analisar, gerir e partilhar informações, ajudando-o a tomar decisões acertadas. As novas ferramentas de análise e visualização de dados permitem-lhe controlar e realçar as tendências mais importantes.

“Numa relação”: o seu objetivo final é que todos os seus Clientes se tornem seus amigos – envolva-se de forma genuína no negócio deles. Assuma como missão pessoal ajudá-los a ter sucesso. Através de um relacionamento próximo, obtenha uma ideia mais exata das necessidades dos seus clientes. Confraternize com os seus Clientes e vai concluir o valor que um bom relacionamento tem para o desenvolvimento futuro dos seus negócios. Acredite!

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