O crescimento significativo nos últimos meses do native advertising (estratégia de marketing que permite a promoção dos conteúdos das marcas de uma forma integrada e não intrusiva nos sites) é um sinal da importância da contextualização da mensagem para conseguirmos chegar aos consumidores. As principais plataformas na internet (Facebook, Youtube, Twitter, Tumblr, WordPress e o SAPO em Portugal) adotaram já formatos de native advertising e começam a emergir algumas tendências sobre a utilização destes formatos que se deverão acentuar no médio prazo.
Por um lado temos o crescimento muito expressivo do vídeo na internet com as marcas a apostarem em produção de conteúdos e em product placement, por outro temos a adoção generalizada deste tipo de formatos por cada vez mais plataformas, como são os exemplos mais recentes do Pinterest ou do Google Plus. No entanto é fundamental garantir uma evolução rápida em termos de standards e métricas. O IAB ainda não avançou muito nesta matéria, mas seguramente existirão novidades brevemente.
De qualquer forma a evolução do mercado para formatos de publicidade que premeiam a contextualização e contornam a perceção de intrusão é cada vez mais importante e as marcas devem apostar forte nestas áreas sob pena de se tornarem invisíveis, ou pior, irritantes, para os consumidores.
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