O “fim” do marketing como hoje o conhecemos foi recentemente apresentado na maior empresa do mundo de produtos de grande consumo, a Procter & Gamble.
Bem, pelo menos o título. A partir de agora, centenas de diretores de marketing do maior investidor de publicidade do mundo vão-se tornar oficialmente em “diretores de marca”.
A medida faz parte do redesign organizacional que a Procter & Gamble anunciou; a organização de marketing torna-se agora em “Gestão da Marca”, com um único ponto de responsabilidade para as estratégias, planos e resultados.
A eliminação de marketing a partir do título e da organização não significa realmente que o marketing é uma coisa do passado.
“Gestão da Marca” na P&G agora engloba quatro funções – incluindo, é claro, a gestão da marca (anteriormente conhecido como marketing), o conhecimento (Intelligence), comunicação (publicidade e RP´s) e design (identidade, processos e pontos de contacto).
Esta alteração vai ajudar a unificar os recursos na construção de marca, a tomar decisões mais rápidas e a simplificar as estruturas para libertar tempo para uma melhor execução.
Single-point responsibility – trata-se em parte de um regresso ao passado na medida em que sentiram necessidade de unificar as responsabilidades de marketing num único “maestro”, agora como um novo nome – “Diretor de Marca”.
Comentários (0)