Lançamento do livro “Social Target”

27 de junho de 2013

Lançamento do livro “Social Target”

Carolina Afonso, especialista em marketing

livro_SocialMediaDia 30 de Junho é Dia Mundial das Redes Sociais e também o lançamento do livro Social Target, que aborda a parte estratégica do plano integrado de redes sociais e da sua implementação.
Ter presença nas redes sociais sem uma estratégia definida e sem objectivos estabelecidos só gera desaproveitamento de recursos. Um plano de redes sociais só faz sentido se fôr integrado no modelo de negócio da empresa e assim contribuir para amplificar o impacto da comunicação, quer externa quer interna, de uma organização. Assim, no Social Target oferecemos um “passo a passo” para quem quer explorar todo o potencial das redes sociais da maneira que mais se adapte ao negócio, às metas e objectivos empresariais, aos recursos disponíveis e à sua realidade.

Para delinear os passos dentro do processo de criação da estratégia, recorremos a um modelo próprio por nós desenvolvido e que se intitula modelo “bem-me-quer”, visando acrescentar-lhe um toque de storytelling, que é também uma das técnicas abordadas.

O modelo foi inspirado nas brincadeiras de infância com malmequeres que fazem parte da memória de todos nós. Traçamos um paralelo entre o pequeno ritual onde uma ladainha era cantarolada: mal-me-quer, bem-me-quer, mal-me-quer, bem-me-quer e as redes sociais no sentido  de que as marcas estão em constante enamoramento com o seu público-alvo e pretendem ser desejadas, escolhidas e não preteridas nem rejeitadas. A nossa intenção é ajudar o leitor a criar uma estratégia que gere engagement e que resulte num “bem-me-quer” junto do seu público-alvo.

O modelo “bem-me-quer” consiste em cinco fases:

bem-me-quer_socialmedia

  1. Ouvir – consiste no ponto de partida, a fase de análise e diagnóstico, onde se realiza uma análise interna e externa, e se elabora a matriz SWOT com o intuito conhecer os pontos fortes, fracos, e identificar as oportunidades e ameaças para que, no segundo passo, se definam os objectivos que se pretendem atingir com o plano.
  2. Definir – é o estágio onde fixamos objectivos específicos, mensuráveis, realísticos, e desafiadores para o plano de redes sociais, porém sempre compatíveis com os objectivos estratégicos da organização, e decisivos para o cumprimento da missão e valores e visão da empresa.
  3. Posicionar – este passo começa pela segmentação e targeting, onde se define o perfil do consumidor e quais os grupos-target relevantes à estratégia. Depois, com base nos atributos valorizados pelos mesmos e também em como se posiciona a concorrência é definido um posicionamento para cada target. Neste momento também são definidas as métricas de análise.
  4. Implementar – corresponde à operacionalização da estratégia, desde a selecção das redes para o social mix, passando pela implementação em cada plataforma e questões complementares como aplicações e publicidade.
  5. Analisar – é a última “pétala” no modelo proposto assim como no jogo de infância, é um passo que tem a responsabilidade de uma resposta positiva e decisiva. Aqui tratamos da monitorização e reporting, o que viabilizam uma análise abrangente e precisa dos resultado, e a integração dos mesmos na estratégia global de marca.

A análise dos resultados completa o ciclo da estratégia e torna possível a tomada de decisões e a justificação de novos investimentos. Mas estes resultados ao mesmo tempo voltam a abastecer o processo. Aplicar os conhecimentos aprendidos com os resultados permite que um novo ciclo se inicie e que a estratégia tenha continuidade.

Fica desde já o convite a todos os seguidores do Imagens de Marca para virem ao lançamento do livro, já este Domingo, dia 30 de Junho, às 16h na Fnac do Colombo.

Mais info em: facebook.com/SocialTargetTheBook

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