Innovate to sell

3 de junho de 2015

Innovate to sell

Indicadores recentes identificam Portugal como um país que desperdiça os recursos que tem e que apresenta sempre resultados inferiores ao que é esperado.

Porquê?

Porque a maioria das entidades promotoras de inovação e o conjunto de empreendedores e empresários não elegeram o Marketing como o principal pilar da Inovação.

O Marketing existe para desenvolver os negócios, para orientar e validar novas soluções de produtos e serviços, que respondam a necessidades e desejos do mercado. O que faz uma empresa é a sua marca, a sua oferta e as suas ideias, tudo o resto é instrumental.

Uma organização para assumir uma cultura inovação, terá de genuinamente considerar que:

  • a inovação é arriscada, mas a falta dela pode ser fatal.
  • tem de desenvolver um Processo de Gestão de Inovação simples e eficaz
  • eleger um team multidisciplinar para integrar esse processo
  • formalizar o “consumer insight” no início do processo
  • selecionar um team líder, marketing oriented
  • integrar a fase de lançamento no processo de gestão de inovação
  • Avaliar e medir resultados

Mais gestão de processo, mais regra, mais disciplina, com muita criatividade são os ingredientes certos para encontrar produtos e serviços originais e relevantes.

Só com esta cultura de inovação é que o universo de PME´s em Portugal, poderá vir a encontrar “oceanos azuis”, ou seja, espaços de mercado para produtos únicos e… made in Portugal.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
4 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.