Uma estratégia Go-To-Market (GMT) é a forma como uma empresa se estrutura para chegar ao mercado; esta abordagem é válida para todos os setores e mercados. No entanto, deve estar 100% alinhada com o posicionamento pretendido para cada marca/empresa, bem como com o target de clientes que pretende atingir.
Defendo que o mais importante é existir um claro alinhamento entre todas estas competências de forma a ser possível desenhar um plano GTM e depois executá-lo com muita disciplina e persistência.
Uma estratégia GTM é uma das alavancas mais importantes para melhorar os resultados dos negócios. Na sua essência, é a forma como a empresa se alinha à evolução das necessidades de seus clientes – é o interface através do qual a empresa vende e serve a sua base e interage com novos/potenciais Clientes.
Esta estratégia envolve o maior número de questões estratégicas que uma empresa pode fazer, como por exemplo:
Quais os mercados a servir?
Qual o nosso target de Clientes?
Quais os canais?
Como é que a nossa oferta se adequa aos canais e mercado?
Qual a nossa proposta de valor para cada segmento de clientes?
Na minha opinião, para conseguir fazer este trabalho com êxito, deve-se rodear de uma equipa que tenha alto domínio nos conceitos, experiência prática e acima de tudo numa atitude de simplificação da gestão e foco nos resultados.
Se conseguir fazer este trabalho de reflexão e planeamento, vai conseguir ganhar uma nova perspetiva sobre a forma como a sua estratégia GTM deve ser estruturada.
Por último, uma estratégia GTM deve ser vista como um caminho de médio-longo prazo com objetivos claros, tais como aumentar receitas, diminuir custos ou mesmo de melhorar a experiência do Cliente.
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