Conteúdo: Uma peça fundamental da estratégia da marca

5 de fevereiro de 2014

Conteúdo: Uma peça fundamental da estratégia da marca

Carolina Afonso, especialista em marketing

Content marketing é uma das buzzwords do momento. A palavra está na moda mas muitas vezes os conceitos confundem-se.

A ideia não é produzir conteúdos porque sim, mas produzir conteúdos que estejam alinhados com os objetivos da empresa, que sejam relevantes para o público-alvo e distribuídos pelos canais mais eficazes e finalmente é necessário medir resultados para evitar desperdício de recursos.

Devido à sua importância, o marketing de conteúdo não pode ser visto com algo isolado e da responsabilidade única do departamento de marketing, mas sim integrado com a estratégia de negócio.

A boa estratégia de marketing de conteúdo ajudará a marca a diferenciar-se da concorrência e poderá ser uma vantagem competitiva a ser explorada. E aqui existe muito espaço para a criatividade que bem direccionada poderá traduzir-se em acções inovadoras que atraem a atenção do consumidor, fazendo com que se aproxime da marca e contribuindo para a sua divulgação.

Partilho convosco um estudo realizado pela Content Marketing e Marketing Profs, intitulado B2C Content Marketing 2014 Benchmarks, Budgets and Trends-North America, que apesar de ter sido realizado na América do Norte apresenta conclusões interessantes.

Neste estudo podemos analisar o mix dos tipos de conteúdos mais utilizados em 2013, conforme consta no gráfico abaixo. Verifica-se que no ano passado os marketeers investiram na produção de conteúdos específicos para as redes sociais sendo que os conteúdos digitais assumem-se como as principais apostas por parte das marcas seja através da produção de artigos para o seu site, newsletters, blogs, vídeos, e-books, entre outros.

Tipos de B2C Content Marketing mais utilizados

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A utilização das redes sociais como veículo de comunicação e estreitar da relação com a audiência é notória. Destaque para o Facebook e para o Twitter que registam 89% e 80%, respectivamente, das preferências dos marketers, sendo interessante a crescente aposta no LinkedIn, uma rede social inicialmente utilizada sobretudo para estratégias B2B e que agora vem aumentando o seu peso nas estratégias B2C.

Percentagem de Marketers que utiliza os vários tipos de redes sociais para distribuir conteúdo

redes sociais

Quando questionados sobre os investimentos em content marketing para os próximos 12 meses, os marketers reconhecem a sua importância vital sendo que 45% dos marketers inquiridos prevêm aumentar os investimentos nesta área.

Investimento em Content Marketing (B2C) nos próximos 12 meses

b2b

Em suma, content marketing SIM mas tendo em atenção que o mesmo só é efectivo quanto mais qualificado, segmentando e diferenciado fôr e quanto maior fôr também o valor acrescentado para a nossa audiência.

Nota: Podem consultar o estudo na íntegra aqui.

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