Conteúdo: Uma peça fundamental da estratégia da marca

5 de Fevereiro de 2014 em Opinião

Conteúdo: Uma peça fundamental da estratégia da marca

Content marketing é uma das buzzwords do momento. A palavra está na moda mas muitas vezes os conceitos confundem-se.

A ideia não é produzir conteúdos porque sim, mas produzir conteúdos que estejam alinhados com os objetivos da empresa, que sejam relevantes para o público-alvo e distribuídos pelos canais mais eficazes e finalmente é necessário medir resultados para evitar desperdício de recursos.

Devido à sua importância, o marketing de conteúdo não pode ser visto com algo isolado e da responsabilidade única do departamento de marketing, mas sim integrado com a estratégia de negócio.

A boa estratégia de marketing de conteúdo ajudará a marca a diferenciar-se da concorrência e poderá ser uma vantagem competitiva a ser explorada. E aqui existe muito espaço para a criatividade que bem direccionada poderá traduzir-se em acções inovadoras que atraem a atenção do consumidor, fazendo com que se aproxime da marca e contribuindo para a sua divulgação.

Partilho convosco um estudo realizado pela Content Marketing e Marketing Profs, intitulado B2C Content Marketing 2014 Benchmarks, Budgets and Trends-North America, que apesar de ter sido realizado na América do Norte apresenta conclusões interessantes.

Neste estudo podemos analisar o mix dos tipos de conteúdos mais utilizados em 2013, conforme consta no gráfico abaixo. Verifica-se que no ano passado os marketeers investiram na produção de conteúdos específicos para as redes sociais sendo que os conteúdos digitais assumem-se como as principais apostas por parte das marcas seja através da produção de artigos para o seu site, newsletters, blogs, vídeos, e-books, entre outros.

Tipos de B2C Content Marketing mais utilizados

content [1]

A utilização das redes sociais como veículo de comunicação e estreitar da relação com a audiência é notória. Destaque para o Facebook e para o Twitter que registam 89% e 80%, respectivamente, das preferências dos marketers, sendo interessante a crescente aposta no LinkedIn, uma rede social inicialmente utilizada sobretudo para estratégias B2B e que agora vem aumentando o seu peso nas estratégias B2C.

Percentagem de Marketers que utiliza os vários tipos de redes sociais para distribuir conteúdo

redes sociais [2]

Quando questionados sobre os investimentos em content marketing para os próximos 12 meses, os marketers reconhecem a sua importância vital sendo que 45% dos marketers inquiridos prevêm aumentar os investimentos nesta área.

Investimento em Content Marketing (B2C) nos próximos 12 meses

b2b [3]

Em suma, content marketing SIM mas tendo em atenção que o mesmo só é efectivo quanto mais qualificado, segmentando e diferenciado fôr e quanto maior fôr também o valor acrescentado para a nossa audiência.

Nota: Podem consultar o estudo na íntegra aqui [4].

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/conteudo-uma-peca-fundamental-da-estrategia-da-marca/
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