As consultoras de PR e Public Engagement devem ter um papel pró-activo na mudança de mentalidades e na disponibilização de informação a um número muito elevado de consumidores e cidadãos. Sempre defendi este pensamento.
Esta semana, por isso, não pude evitar sorrir ao ver o secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, realçar as categorias de comunicação e mobilização, duas das cinco a concurso no Nutrition Awards.
Não que as outras não sejam importantes – afinal, estamos a falar de inovação ou investigação – mas o governante fez questão de salientar a transmissão do conhecimento, a sua valorização, mobilização e capacitação pessoal, técnica e social.
É este papel que as consultoras de PR devem ter nas várias áreas onde são especialistas. É isso que a GCI faz na sustentabilidade, com o GPA, o Green Savers e o Economia Verde, e na nutrição e indústria agro-alimentar com o Nutrition Awards e O Meu Bem Estar, entre outros.
Podemos chamar-lhes plataformas multi-stakeholders – como o fazemos na GCI – ou outra coisa qualquer, o importante está na forma como chegamos aos cidadãos. Consumidores esclarecidos e informados são essenciais para uma economia de alto valor acrescentado e, no caso dos nossos projectos, este conhecimento pode mitigar muitos dos problemas portugueses de saúde pública, emprego ou economia verde.
É fundamental sabermos fazer chegar a mensagem ao consumidor mas também saber envolvê-lo. Saber descodificar e desmistificar é um imperativo para qualquer marca, empresa ou organização.
Criar e gerir relações de confiança: é isto que os nossos clientes esperam de nós e, numa altura particularmente difícil do nosso dia-a-dia, também o nosso País.
Comentários (0)