Em Julho, o relatório britânico Bellwether avisou que os budgets de PR estavam a iniciar um período alargado de revisão em alta, uma tendência que continuará nos próximos tempos e confirma a ascensão desta disciplina nas estratégias globais de comunicação.
Agora, foi a vez de um outro estudo britânico, desenvolvido pela PR Week e Brands2Life, reportar o aumento dos budgets de PR, naquele país, pela primeira vez nos últimos quatro anos. São excelentes notícias para o sector e, na verdade, para a indústria do marketing e comunicação como um todo.
Este último estudo revela ainda que os directores de comunicação estão a gastar perto de 30% do seu tempo – e pouco menos de um quarto dos seus budgets – no digital. Em Portugal, é notório que os números do digital ganham uma maior importância a cada semestre que passa, ainda que manifestamente inferiores, para já, em relação aos do mercado britânico.
Outro dos dados interessantes do estudo da Brands2Life revela um aumento do trabalho integrado das PR com outros departamentos e equipas. Assim, 71% dos questionados frisou que desenvolveram estratégias de PR com as equipas de comunicação interna “muitas vezes” ou “sempre”.
“As equipas de comunicação são cada vez mais a cola que junta diferentes funções para ajudar o negócio não só a contar a mesma história como a ajustá-la operacionalmente”, explicou Guy Corbet, director-geral da Brands2Life.
Se é certo que o mercado britânico é diferente do português, não é menos verdade que este é um excelente benchmark para o nosso futuro. E o futuro diz que as consultoras de PR serão, cada vez menos, agências de media relations – ainda que estas continuem a ser uma ferramenta importante no nosso dia-a-dia – e cada vez mais um braço de integração de vários departamentos empresariais numa única estratégia de comunicação global. A cola, como diz Guy Cobert, que une diferentes visões de uma mesma realidade empresarial e que as ajuda a fazer crescer o negócio.
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